Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

E se perder o prazo da resposta à acusação?

há 5 anos

Por Evinis Talon

É possível apresentar a resposta à acusação fora do prazo de 10 dias (art. 396 do Código de Processo Penal)?

Sim, é possível apresentar a resposta à acusação após o prazo legal, porque se trata de peça obrigatória.

Entretanto, se o Advogado não apresentar a resposta ou se o acusado não constituir um Advogado, o Juiz intimará a Defensoria Pública ou nomeará um dativo (art. art. 396-A, § 2º, do CPP).

Se não houver Advogado com procuração nos autos, o normal é que, depois do prazo da resposta à acusação, a Defensoria Pública seja intimada de forma automática (sem necessidade de despacho do Juiz) e praticamente imediata (poucos dias depois do fim do prazo).

Por outro lado, se houver algum Advogado com procuração nos autos, o correto é que, ultrapassado o prazo da resposta à acusação, o Juiz determine a intimação do réu para nomear outro Advogado de sua confiança, salientando que, se não o fizer, a Defensoria Pública será intimada ou será nomeado um dativo.

Caso o Advogado tenha perdido o prazo de 10 dias, é importante apresentar a resposta à acusação o mais breve possível, evitando que a Defensoria Pública seja intimada. Se os autos já tiverem sido remetidos à Defensoria Pública, deve-se entrar em contato com o Defensor Público responsável e demonstrar a ele que o Advogado apresentará a resposta à acusação, para que o Defensor devolva os autos com uma cota ou petição simples informando que deixará de apresentar a peça para a qual foi intimado, pois ela será apresentada pelo Advogado constituído.

A Defensoria Pública nem sempre conseguirá ter contato com o acusado. Assim, se o Advogado constituído nada fizer para apresentar a resposta rapidamente, há chances de que seja apresentada pela Defensoria Pública uma resposta à acusação sem testemunhas e documentos, o que geraria um enorme problema, caso o réu tenha confiado ao Advogado os nomes e endereços de testemunhas e cópias de documentos que deveriam ser juntados. Como o Advogado explicaria ao cliente? Portanto, cuidado!

Quanto ao rol de testemunhas, que deve ser entregue com a resposta à acusação, surgem algumas divergências.

Caso o Advogado apresente a resposta à acusação (inclusive com o rol de testemunhas) fora do prazo, é praticamente pacífico que a resposta e o rol serão aceitos. Contudo, há alguns Juízes (poucos!) que entendem que, nessa situação, deve ser recebida a resposta, mas não o rol de testemunhas, porque a perda do prazo produziria a preclusão do direito de arrolar testemunhas.

Por outro lado, caso o Advogado apresente a resposta à acusação sem o rol de testemunhas e, posteriormente, apresente o referido rol em uma petição avulsa, há muitos Juízes que não receberão o rol, fundamentando essa rejeição na preclusão, porque o rol deveria ter sido apresentado na resposta à acusação, de acordo com o art. 396-A do CPP.

Em qualquer uma dessas situações, se não for recebido o rol de testemunhas apresentado intempestivamente, deve-se utilizar a correição parcial ou o habeas corpus, com fundamento na ampla defesa, que tem previsão constitucional. Afinal, a limitação do momento de apresentação do rol de testemunhas está apenas em uma norma infraconstitucional (Código de Processo Penal), não merecendo prevalecer em relação às normas constitucionais.

Para evitar riscos, o ideal é apresentar a resposta à acusação com o rol de testemunhas, cumprindo o prazo legal.

Fonte: Canal Ciências Criminais


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

  • Publicações5506
  • Seguidores11601
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações36908
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/e-se-perder-o-prazo-da-resposta-a-acusacao/734057446

Informações relacionadas

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Artigoshá 4 anos

É possível apresentar resposta à acusação fora do prazo?

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

Resposta à Acusação /Defesa Prévia Maria da Penha

Rafael Salamoni Gomes, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] - Resposta a acusação

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

Preliminares: o que alegar na resposta à acusação?

Gustavo Henrique Vieira, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

Resposta à acusação maria da penha

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

advogado que perde prazo não dá ne continuar lendo

El abogado tiene que buscar los testigos y presentarlos y mas cuando su defendido es inocente Hacer valer la justicia . Y los DDHH. continuar lendo

Aconteceu comigo numa Ação Criminal. Duas testemunhas não foram mais encontradas, isto depois de citá-las na petição inicial, o prazo então não foi cumprido, porém dias depois, os endereços foram encontrados das testemunhas, imediatamente o rol de testemunhas foi encaminhado ao Juiz, não houve problema. continuar lendo

Excelente explanação! continuar lendo