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16 de Junho de 2024

Advogado explica que pedidos de benefício do INSS podem ser feitos via telefone e são seguros

O governo decidiu prorrogar até 10 de julho o atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo portaria publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a prorrogação, as agências do INSS serão reabertas só a partir do dia 13 de julho de forma gradual.

O governo decidiu prorrogar até 10 de julho o atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo portaria publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a prorrogação, as agências do INSS serão reabertas só a partir do dia 13 de julho de forma gradual.

No entanto, muitos idosos se quer tem um Smartphone ou habilidade para ligar e solicitar um serviço do INSS por telefone. Também os golpes digitais acabam por deixando estas pessoas desconfiadas.

Em entrevista na Uirapuru o advogado especialista previdenciário, Gelson Acadrolli, explicou que o atendimento, mesmo na pandemia, não teve nenhum prejuízo, pois os servidores seguiram trabalhando em casa e o sistema digital permitiu o andamento dos processos judiciais também.

Gelson disse que todas as informações ou pedidos de benefício podem ser feitas de duas formas: por meio do telefone 135, com ligação gratuita de qualquer aparelho. E também por meio do aplicativo baixado na loja virtual do Smartphone chamado “Meu INSS”. Este modo exige um pouco mais de conhecimento, mas pode ser feito por um familiar, onde a pessoa cadastra uma senha.

Destacou que não há como outra pessoa ir sacar benefício apenas obtendo esta senha, pois ela não é a mesma de saque. Também, apenas com uma procuração seria possível que outra pessoa sacasse o valor.

Para o advogado esta é uma forma segura de fazer os encaminhamentos digitais e evitar sair de casa em tempos de pandemia.

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