Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Anulado auto de infração do Município de Goiânia à proprietária de imóvel

Publicado por Rafael Rocha Filho
há 3 anos

O juiz Ricardo Luiz Nicoli, da UPJ dos Juizados Especiais da Fazenda Pública de Goiânia, declarou a nulidade de auto de infração ambiental lavrado pelo Município de Goiânia a uma proprietária de imóvel, por suposta perturbação do sossego e poluição sonora, no valor de R$ 20.767,64.

No ano de 2013, a autora da ação, proprietária do imóvel, foi autuada por suposta perturbação do sossego e poluição sonora ocasionada por um inquilino de seu imóvel, que fazia som ao vivo com voz e violão.

A autora ingressou com medida judicial ante a multa lançada pelo Município, superior a 20 mil reais.

O magistrado, ao sentenciar o caso, entendeu que a proprietária do imóvel, que não residia ou estava no local - além de não ter participado da prática da infração - não poderia ser responsabilizada, veja:

Nessa linha de raciocínio, estamos diante de um caso em que foi imposta sanção administrativa pelo órgão ambiental municipal àquela que não praticou diretamente a "ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente" (art. 70 da Lei nº 9.605). E, consequentemente, não poderia suportar a sanção administrativa que lhe foi imposta.
Isso porque, a parte autora não teve relação direta com a infração administrativa, uma vez que não participou do ato de transgressão das regras jurídicas ambientais. E mais, de acordo com o Auto de Infração, a requerente não residia no local da autuação e sequer estava presente no momento da lavratura do Auto, conforme certidão lavrada pela Fiscal de Posturas do Meio Ambiente (Evento 01, arquivo 04).
Em arremate, concluo que a responsabilização administrativa de terceiro, proprietário do imóvel, por infração ambiental causada pelo locatário, insere-se no regime geral da responsabilidade do direito brasileiro, revestindo-se de caráter subjetivo e, portanto, restrita aos seus autores.

Em conformidade com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a regra é que a responsabilidade administrativa ambiental apresenta caráter subjetivo, exigindo-se dolo ou culpa para sua configuração, o que não restou configurado, no caso julgado.

O advogado Rafael Rocha Filho, do escritório Rocha Advogados, atuou pela autora, na referida ação judicial.

Se puder, me segue aqui no Jus pra acompanhar meus próximos artigos e recomende a leitura clicando no 👍🏻 lá em cima.

Gostou dessa notícia? Se você quiser, compartilha comigo nos comentários o que você achou sobre essa decisão judicial que anulou o auto de infração de multa ambiental.

Rafael Rocha Filho é advogado, especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, com atuação em demandas de pessoas e empresas em Empréstimos Bancários, Financiamentos Imobiliários, Processos de Execução, Execução Fiscal, Revisionais de Contratos, Ações de Indenização, Busca e Apreensão de Veículos e Leilões de Imóveis.

Site: www.rochadvogados.com.br

Instagram Linkedin Facebook

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas
  • Publicações209
  • Seguidores1344
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações180
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anulado-auto-de-infracao-do-municipio-de-goiania-a-proprietaria-de-imovel/1264323750

Informações relacionadas

Rafael Rossignolli De Lamano, Advogado
Modeloshá 5 anos

Reclamação Trabalhista - Doença ocupacional - Síndrome de Burnout

Rafael Rocha, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

Ação Declaratória de Nulidade de Ato Administrativo C/C Restituição de Bens Apreendidos C/C Reparação por Danos

Modelo Defesa Prévia Auto de Infração Ambiental - Desmatamento e Queimadas

Mayara Silva, Advogado
Artigoshá 3 anos

Responsabilidade Ambiental em Imóvel

Vitoria Scarponi Araujo, Advogado
Artigosano passado

Dos meios de defesa à execução fiscal: uma breve análise sobre as principais formas de defesa do executado

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom! continuar lendo