Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Atenção: revisão do saldo do FGTS é até novembro, saiba se tem direito

Publicado por Notícias Jurídicas
há 5 anos

Todos os trabalhadores que tiveram contas ativas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) entre os anos de 1999 e 2013 podem ter direito à revisão do saldo do FGTS. Em setembro de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu por unanimidade de votos a substituição da taxa de correção do FGTS. Portanto, com isso as contas devem ser corrigidas pela TR (Taxa Referencial) e pelo INPC (índice Nacional de Preços ao Consumidor). Entretanto, tem um prazo limite para entrar com a ação, até novembro de 2019.

A alteração na remuneração do saldo do FGTS pode representar um aumento de até 88,3% a mais para quem tinha conta ativa entre os anos de 1999 e 2013. Além disso, inclusive trabalhadores que sacaram o FGTS por demissão ou aposentados também têm direito.

Para isso, é necessário entrar com uma ação de revisão do saldo do FGTS para obter a restituição da diferença do valor a maior que teriam direito. A questão foi tema do Recurso Extraordinário (RE) 611503, interposto pela Caixa contra decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Ademais, este reconhecimento promove o chamado efeito multiplicador. Ou seja, a possibilidade de que o Supremo decida de uma só vez, e que uma série de processos idênticos sejam atendidos. Portanto, com isso, tal decisão é multiplicada para todas as demais causas iguais.

Entre as décadas de 80 e 90, o país foi assolado por uma série de planos econômicos, procurando acabar com a crise. Todavia, para sanear as contas estatais, o governo federal deixou de aplicar os índices da inflação em determinados períodos. O resultado disso, foi a redução real do valor do dinheiro depositado nas contas do FGTS.

O que precisa para entrar com a ação?

Para saber se você tem direito, é necessário entrar com uma ação de revisão do FGTS. Todos aqueles trabalhadores que tinham conta do FGTS ativa entre os anos de 1999 e 2013 tem direito. Entretanto, há um prazo prescricional para entrar com a ação. É necessário entrar com a ação antes de novembro de 2019.

É necessário constituir advogado e entrar com a ação judicial. São necessários os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG, habilitação, passaporte, etc);
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência atual;
  • Extrato analítico do FGTS dos períodos entre 1999 e 2013 – emitido pela Caixa Econômica Federal;
  • Caso seja aposentado, a cópia da carta de concessão do benefício.

Fonte: Seu Crédito Digital

Veja também:

>>Material completo para correção do FGTS

>>Mais de 1.800 modelos de recursos de multa

>>Kit do advogado: teoria e prática advocacia cível

>> Aprenda a recorrer de quaisquer multas: teoria e modelos editáveis

  • Sobre o autorEncontre todas as notícias do mundo jurídico!
  • Publicações190
  • Seguidores140
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2216
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atencao-revisao-do-saldo-do-fgts-e-ate-novembro-saiba-se-tem-direito/701839133

Informações relacionadas

Dica De Ouro, Advogado
Modelosano passado

[Modelo de Petição Inicial] Ação de Revisão do FGTS (Atualizado 2023)

Gabrielle G, Estudante de Direito
Modeloshá 5 anos

Ação de Cobrança (Revisão do FGTS de 1999 a 2013)

Petição Inicial - TRF03 - Ação de Revisão do Fgts de 1999 a 2013 - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Caixa Economica Federal - CEF

Direito para A Vida, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo] Ação de correção do FGTS - 2023

Petição Inicial - TRF03 - Ação de Revisão do Fgts - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Caixa Economica Federal - CEF

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sugiro que confirmem a veracidade da notícia antes de a repassarem. Somente serve para difundir fake news. Sugiro também que consulte a fonte oficial:
http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Judici%C3%A1rio-n%C3%A3o-pode-substituir-TR-na-atualiza%C3%A7%C3%A3o-do-FGTS,-decide-Primeira-Se%C3%A7%C3%A3o continuar lendo

esse link é de noticia anterior a atual decisão do stf... continuar lendo

Boa noite, gostaria de saber como entrar com a acão para ver se tenho direito a revisao do fgts pois na conta do fgts tenho parado la mais de 5 mil e estou desempregado ja vai fazer 2 anos agora em maio. e ja trabalhei desde de 2005 fichado então acho que tenho mais preciso saber mais sobre isso de correção continuar lendo