Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Conheça três tipos de dados imobiliários importantes, e onde encontrá-los !

Considerando cada tipo de dado imobiliário temos a dimensão gigantesca deste tema. Vamos entender cada tipo de dado imobiliário e onde podemos encontrar cada um deles.

Publicado por Erickson Ercules
há 2 anos

O que são os “dados imobiliários”?

Quando falamos em dados imobiliários, estamos nos referindo basicamente aos registros de todas as atividades realizadas no setor. São dados como os financeiros de transações (compra, venda, aluguel, duração de contrato), dados sobre valores e características e dados demográficos. Esses dados podem ser usados em planejamento estratégico e na tomada de decisões mais assertivas. Conhecer os diferentes tipos de dados imobiliários e saber onde encontrar cada um deles é essencial em um mundo cada vez mais tecnológico onde as informações valem ouro!

Tipos de dados imobiliários e onde encontrá-los

1º Dados de transação

Dados de transação compilam as informações a respeito de todas as transações imobiliárias disponíveis. Mais especificamente, esses dados tratam de informações de compra e venda de imóveis.

O registro das transações imobiliárias conferem segurança e autenticidade para as negociações imobiliárias, visto que as informações contidas no registro de imóveis garante a veracidade da propriedade dos imóveis e a impossibilidade de alguém se opor a elas posteriormente.

Dados de compra e venda, dados de aluguel, valores transacionados, datas, etc. Todos esses dados podem ser encontrados em cartórios e sites das prefeituras. No site do Registro de Imóveis do Brasil são encontradas algumas opções de dados ao mercado imobiliário principalmente no que diz respeito às transações imobiliárias.

2º Dados de anúncios e banco de dados imobiliários

O gigantesco número de anúncios podem gerar alguns dados interessantes e muito importantes para o mercado imobiliário. Por meio das informações sobre preços e características dos imóveis disponíveis tanto para venda como para aluguel é possível entender comportamentos e enxergar tendências.

Dados de anúncios são encontrados em portais imobiliários e os bancos de dados imobiliários você encontra em empresas com forte influência no mercado.

Esses dados possuem um número elevado de ocorrências, o que torna hercúleo o trabalho de captação e análise manual. Para facilitar o processo e garantir informações que gerem bons insights, normalmente são utilizados Big Data e Machine Learning a fim de coletar e analisar o maior número possível de dados do mercado imobiliário.

3º Dados consolidados

Dados consolidados são os dados já ajustados a um contexto comum e respondendo às mesmas unidades. Por exemplo, converter todos os dados na mesma moeda. Esses tipos de dados são encontrados em lugares como o site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que oferece relatórios acerca do mercado imobiliário e da construção civil. A CBIC nesse sentido possui um bom acervo de estudos trimestrais a respeito dos indicadores imobiliários, estes estudos auxiliam na identificação de tendências e nas observações a respeito do cenário atual do mercado.

Por exemplo, no relatório “Indicadores imobiliários nacionais - 2º trimestre 2021” disponibilizado pela CBIC em 23 de agosto de 2021, podemos encontrar o comparativo entre quantidade de empreendimentos lançados e vendas efetuadas, e a quantidade de unidades residenciais lançadas e vendidas nos últimos 12 meses. Esses são dados consolidados, pois reúnem informações que foram coletadas e agrupadas de forma a gerar um panorama do que aconteceu no mercado imobiliário durante o período analisado.

Um universo de dados

Através desses três tipos de dados podemos pensar em mais inúmeras outras fontes de onde podemos coletar dados pertinentes ao mercado imobiliário.

Além dos citados ainda podemos pensar em dados demográficos para análise de regiões e como o mercado se comporta em cada uma delas.

Dr. Ercules explica, que conseguimos coletar os diferentes tipos de dados citados: portais de anúncios, dados de transação, dados de infraestrutura e dados demográficos (como do IBGE, por exemplo). Por meio da coleta e tratamento desse número gigantesco de dados geramos análises sobre o mercado de maneira automatizada e rápida, atendendo as necessidades de cada empresa.

Em um mundo cada vez mais ágil, o uso inteligente de dados é a única forma de alavancar negócios e trazer novas percepções estratégicas para as empresas.


@erickson.ercules

Email - erickson@adv.oabsp.org.br




Adaptações e fontes: https://blog.kapputo.com/

  • Sobre o autorSeriedade e comprometimento jurídico
  • Publicações42
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações222
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-tres-tipos-de-dados-imobiliarios-importantes-e-onde-encontra-los/1387210553

Informações relacionadas

Marcus Novaes, Advogado
Artigoshá 4 anos

A importância do registro nas transações imobiliárias

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 10 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA: AIRR XXXXX-07.2001.5.01.0070

Fabiola Grimaldi, Advogado
Artigoshá 5 anos

Por que o mercado imobiliário deve se preocupar com os dados dos seus clientes

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)