Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Diretoria da OAB Paraná recebe com indignação notícia da criação de mais 1.110 vagas em cursos de Direito no Brasil

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos



O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de mais 1.110 vagas em cursos superiores de graduação em Direito, sendo 120 delas no Paraná. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 27 de novembro (confira a íntegra aqui).

A abertura indiscriminada de cursos de Direito vem sendo denunciada frequentemente pela OAB Paraná: são 1.502 em todo o Brasil. No início do mês de novembro, a portaria de nº 786, publicada no Diário Oficial da União de 6 de novembro de 2018, anunciou a criação de novos dez cursos de Direito.

Para a diretoria da seccional, a liberação de mais vagas e a criação de novos cursos de Direito demonstra a desvinculação do MEC com o respeito à sociedade. O futuro profissional dos estudantes, a qualidade do ensino e a própria realidade econômica deveriam balizar as autorizações que são analisadas pelo MEC.

“Infelizmente, o MEC tem adotado uma política de liberação indiscriminada de cursos superiores e muitos sem a qualidade desejada. No caso dos cursos de Direito, sabemos que mais do que nunca a liberação desenfreada de cursos faz com que o Exame de Ordem seja tão importante”, afirmou o presidente José Augusto Araújo de Noronha.

(Fonte: OAB-PR)

_________________________________________________

-> Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word!!Confira!!

-> GUIA USUCAPIÃO 2018 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião!! Confira!!

-> KIT JURÍDICO - 14X1 - Restituição do ICMS Energia Elétrica / Exclusão ICMS /Revisão da Vida Toda / Bancário / Previdenciário / Penal e MUITO MAIS!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações589
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretoria-da-oab-parana-recebe-com-indignacao-noticia-da-criacao-de-mais-1110-vagas-em-cursos-de-direito-no-brasil/652150256

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

OAB não tem um mínimo de moral para reclamar de nada. Fizeram do serviço público um mar de favorecimento para carreiras jurídicas.

Basta comparar nos últimos 15 anos quantas vagas para bacharéis de direito surgiram e para as demais profissões. Isso pra não falar na transformação de áreas administrativas em sub-áreas jurídicas.

Com o boom de pessoas buscando a estabilidade, era óbvio que haveria demanda por formação na área quase que monopolizadora dos concursos.

Agora vê a banalização que ela mesmo plantou no serviço público se alastrar pela imagem da carreira jurídica.

Isso pra não falar os de outras vantagens obtidas através de seu lobby junto ao Legislativo e Executivo. Uma total desproporção em comparação às demais autarquias. A começar pelo seu tratamento privilegiado consedido pelo STF. continuar lendo

A OAB só fica indignada, mas não faz nada. Talvez lucre com provas e anuidades.

Enquanto isso o Conselho de medicina consegue restringir os cursos:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/vetoaabertura-de-novos-cursos-de-medicina-por-5-anoseoficializado-pelo-governo-federal.ghtml

Se a OAB fosse boa seria optativa.

A OAB é tão ruim, mas tão ruim que me faz concordar com Bolsonaro: "advogados de luxo em escritórios de advocacia. Advogados de luxo não, boys de luxo de escritório de advocacia" continuar lendo

Os boys de luxo são justamente aqueles que não passam na OAB, mas que optaram pela carreira jurídica por causa de concursos públicos. Mão de obra barata pros escritórios. A OAB certamente contribui pra isso, só que fica feio assumir. continuar lendo

Já a oab nacional brilha os olhinhos com mais esse milhar de possíveis anuidades e inscrições nas provas. continuar lendo

Como diria o personagem Robin (Batman & Robin): "Que Santa hipocrisia, Batman!" continuar lendo