Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

É ilegal a apuração de tarifa de água e esgoto com base apenas em estimativa de consumo

Cobrança de água por estimativa de consumo é ilegal

Publicado por Bernardo César Coura
há 7 anos

É ilegal a apuração de tarifa de água e esgoto com base apenas em estimativa de consumo, por não corresponder ao serviço efetivamente prestado. Esse foi o entendimento da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em julgamento de recurso especial interposto pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

O caso aconteceu no bairro de Jacarepaguá. Um morador moveu ação contra a Cedae alegando receber cobranças pelo fornecimento de água desde 2006, com ameaça de corte, sendo que as casas de seu condomínio sempre foram abastecidas a partir de cisterna.

Enriquecimento ilícito

O débito, de mais de R$ 40 mil, foi calculado com base em estimativa de consumo. Na ação, o morador pediu o cancelamento de todas as cobranças apresentadas, além da colocação de hidrômetro, uma vez que possui toda a instalação necessária para o fornecimento de água.

A sentença, confirmada no acórdão de apelação, julgou o pedido procedente. No STJ, o relator, ministro Humberto Martins, entendeu que as decisões foram acertadas.

Segundo ele, a cobrança por estimativa, por não corresponder ao valor efetivamente consumido, pode ocasionar o enriquecimento ilícito da fornecedora. Além disso, Martins destacou que a instalação de hidrômetros é obrigação da concessionária e que, na falta desse aparelho, a cobrança do serviço deve ser feita pela tarifa mínima.

A decisão da Segunda Turma foi unânime.

Fonte: Direito net

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1813
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações338
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-ilegal-a-apuracao-de-tarifa-de-agua-e-esgoto-com-base-apenas-em-estimativa-de-consumo/421785858

Informações relacionadas

Cobrança de água por estimativa de consumo é ilegal, decide STJ

Petição Inicial - TJRJ - Ação Revisional de Consumo de Água c/c Tutela de Urgência c/c Indenização por Danos Morais - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Águas do Rio 4

Leonardo Cursino, Advogado
Notíciashá 4 anos

Cobrança por estimativa: Seria tal prática lícita?

Carla Mota, Advogado
Artigoshá 8 meses

INSS Concede BPC-LOAS para Portador de Insuficiência Renal Crônica Sem Necessidade de Judicialização

Petição Inicial - TJAM - Ação Revisional de Consumo de Água c/c Indenização por Danos Morais e Tutela de Urgência Satisfativa - Procedimento Comum Cível - contra Águas de Manaus

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)