Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Égua entra na Justiça do Rio pelo direito à liberdade e pelo fim dos trabalhos forçados

Publicado por DR. ADEvogado
há 2 anos


Uma égua chamada Fada é a autora de um pedido de habeas corpus em que pede ao Poder Judiciário o direito de viver em liberdade, sem ser submetida a trabalhos forçados. A ação está tramitando na Segunda Vara do Rio de Janeiro contra o Centro de Zoonoze de Campos de Goytacazes, município do interior do Rio de Janeiro, e tem como um dos advogados o paraibano Francisco Garcia, que é professor de Direito Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e advogado animalista. Ele destaca que essa é a primeira ação do tipo em que a autora é a própria égua.

De acordo com Francisco Garcia, Fada é uma égua que ao longo de toda a sua vida sofreu todo tipo de maus tratos e agressões, até ser resgatada pelo Centro de Zoonoze do município fluminense. Depois disso, duas entidades solicitaram o direito de ficar com o animal. O Santuário das Fadas, especializado em acolhimento de animais de grande porte, em que os animais vivem em liberdade total, e uma clínica especializada em equinoterapia. Garcia diz que o Centro de Zoonoze quer entregar o animal a essa clínica, entendimento que eles discordam.

"É um animal que sofreu a vida inteira, sendo agredido e escravizado, e que tem o direito de viver livre. Mas corre o risco de ir para um local em que vai trabalhar indefinidamente", reclama o jurista.

Flagrante de Fada sendo agredida por seu antigo tutor — Foto: Reprodução

Ele pondera que foi procurado pela ONG Brasil Sem Tração Animal. E que atua como advogado no caso ao lado de mais duas advogadas, Cínthia Belino e Thaísa Lima. Juntos, os três querem primeiro garantir o direito do próprio animal ser parte da ação. Depois, garantir que ele possa viver em liberdade.

"A égua pede ao Poder Judiciário que seu direito de ir e vir seja garantido pela Constituição Federal", destaca Francisco Garcia.

Na ação, Fada se apresenta como "brasileira, equina, sexo feminino, cor tricolor, com data de nascimento desconhecida, nascida no estado do Rio de Janeiro".

O advogado, a propósito, gravou um vídeo em suas redes sociais na sexta-feira (12) falando sobre o caso e reforçando que a luta tem a participação conjunta tanto do santuário como da ONG Brasil Sem Tração Animal. Que, segundo ele, é reconhecida como uma instituição com grande atuação em proteção de animais de grande porte.

Até esta terça-feira (16), a Justiça ainda não tinha se posicionado sobre a questão.

ONG Santuário das Fadas: no local, animais vivem livremente — Foto: ONG Santuário das Fadas

(Por G1 Pb / Fonte: g1.globo.com)

🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

Super Combo de Petições 2021 - Aumente sua PRODUÇÃO e LUCROS com o Melhor Combo de Petições Jurídicas disponível PARA VOCÊ!

Guia Carro Livre de Imposto - Fique livre de IPI, IOF, ICMS e também IPVA!

Peças Recursais Cíveis - Modelos de Petições completos focados em Recursos Cíveis!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações675
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/egua-entra-na-justica-do-rio-pelo-direito-a-liberdade-e-pelo-fim-dos-trabalhos-forcados/1317954232

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 6 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX80158214001 MG

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 6 anos

Empresas não podem descontar o dia de quem não está trabalhando. Entenda

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Notíciashá 5 anos

Ex-marido pagará pensão para gatos e cachorro após fim do casamento

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Paciente é diferente de autor da ação ... continuar lendo

Matérias jornalísticas sempre carecendo da revisão de um jurista. continuar lendo

Direito dos animais: coisa séria.
Gente colocando animal como parte em processo: fanfarrice e um desfavor a qualquer um que acredita de verdade na causa. continuar lendo

esse tipo de ação só prejudica a discussão de forma séria dessa matéria continuar lendo

Linda atitude, o Direito é para todos. continuar lendo

Isso é loucura! continuar lendo