Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024

Em relação de consumo, cláusula de arbitragem compulsória é nula

Dessa forma, a 24ª Vara Cível e de Arbitragem da Comarca de Goiânia anulou uma sentença da Corte de Conciliação e Arbitragem de Goiânia

Publicado por Bernardo César Coura
há 3 anos

Conforme o inciso VII do artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as cláusulas contratuais que estabeleçam a utilização compulsória da arbitragem são consideradas nulas de pleno direito.

Dessa forma, a 24ª Vara Cível e de Arbitragem da Comarca de Goiânia anulou uma sentença da Corte de Conciliação e Arbitragem de Goiânia. Ela determinara que um casal desocupasse um imóvel vendido por uma empresa de loteamento.

O casal impugnou o cumprimento da sentença, ressaltando a existência de contrato de promessa de compra e venda do imóvel, o que configura relação de consumo entre as partes. A juíza Iara Márcia Franzoni de Lima Costa confirmou que, nesses casos, deve ser aplicada a norma do CDC.

"No presente caso, além de haver relação de consumo, houve recusa pelos executados em confirmarem a referida cláusula no momento em que ingressaram na Justiça comum para dirimirem suas questões com o exequente, conforme mostra a ação existente na 2ª Vara da Comarca de Goiânia", completou a magistrada. Para ela, a decisão da Corte Arbitral ignorou "o direito fundamental d

"Não restam dúvidas de que o processo e sentença emanados da Corte Arbitral não seguiram o norte legal, vilipendiando o direito fundamental dos consumidores à inafastabilidade da jurisdição estatal. Logo, resta nula a cláusula compromissória", afirma o advogado.

5462689-81.2019.8.09.0051

Fonte: Conjur

www.bernardocouraadvocaciaimobiliaria.com

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1561
  • Seguidores1813
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-relacao-de-consumo-clausula-de-arbitragem-compulsoria-e-nula/1124256431

Informações relacionadas

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 4 anos

Pelo risco ao direito à moradia, TJ-RJ suspende parcelas de compra de imóvel

Marcos Ariel, Advogado
Artigoshá 2 anos

Há direito real de habitação quando terceiros são coproprietários do imóvel?

JurisWay
Notíciashá 12 anos

Locatário será indenizado por insinceridade na retomada de imóvel

Germano Naumann Margotto, Advogado
Notíciashá 4 anos

O locatário deve ser notificado antes do ajuizamento de ação de despejo?

Cristiano Almeida, Advogado
Artigoshá 23 dias

Financiamento Imobiliário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)