Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Esclerose múltipla - TRF3 garante à segurada direito à Aposentadoria da Pessoa com Deficiência

Publicado por Tamara Rocha
ano passado

A Décima Turma do TRF3, garantiu a concessão da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência, para uma segurada com esclerose múltipla.

O Juízo a quo de São Paulo/SP concedeu a aposentadoria à segurada, mas o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apelou ao TRF3 alegando que a avaliação pericial administrativa fosse levada em consideração para a concessão do benefício.

O Tribunal, contudo, baseou sua decisão pelo artigo 201, § 1º, da Constituição Federal. De acordo com a lei, existem critérios diferenciados para a concessão de benefícios às pessoas com deficiência.

Além disso, os laudos médicos indicaram que a requerente estava acometida por esclerose múltipla. Essa é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso da pessoa. Tal fato acarreta da perda da capacidade de realizar atividades do cotidiano. Ainda, de acordo com a segurada, ela precisa do auxílio de duas pessoas para realizar as tarefas domésticas. Dessa forma, as perícias médicas e socioambientais constataram que a deficiência apresenta o grau de grave. Deixando a segurada incapacitada total e permanente para o trabalho.

Em relação aos requisitos para a concessão da aposentadoria, o TRF3 destaca que forma acumulados mais de 25 anos de tempo de contribuição até a data do requerimento. Atualmente, existe a exigência de 20 anos de contribuição do INSS. Sendo assim, junto com a deficiência grave, a segurada teria direito à aposentadoria por tempo de contribuição para pessoas com deficiência.

Dessa forma, a 10ª Turma julgou como improcedente o pedido do INSS. Agora, cabe a concessão da aposentadoria desde novembro de 2018, data do requerimento administrativo.

FONTES: TRF3 e Previdenciária através do link: Mulher com esclerose múltipla tem direito à Aposentadoria da Pessoa com Deficiência (previdenciarista.com)

  • Publicações7
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações67
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esclerose-multipla-trf3-garante-a-segurada-direito-a-aposentadoria-da-pessoa-com-deficiencia/1833877070

Informações relacionadas

Juliana Araújo, Advogado
Artigoshá 7 meses

Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para Pessoas com Glaucoma: Entendendo os Requisitos

Câmara dos Deputados
Notíciashá 12 anos

Portador de esclerose múltipla poderá se aposentar sem período de carência

Lara Oliveira Souza, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação previdenciária para concessão do auxílio doença ou aposentadoria por incapacidade permanente

Waldemar Ramos Junior, Advogado
Artigoshá 9 anos

Lista de doenças graves que possibilitam o segurado obter o benefício por incapacidade sem cumprir o período mínimo de carência

Geovani Santos, Advogado
Artigoshá 9 anos

Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência; Tudo que você Precisa Saber

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)