Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Falta de pagamento de alimentos indenizatórios não gera prisão civil

Publicado por Consumidor News
há 2 anos


Conforme a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a falta de pagamento de alimentos indenizatórios não gera prisão civil. Com isso, o colegiado concedeu habeas corpus para um homem condenado a prestar alimentos aos pais da vítima de forma provisória, no valor de dois terços do salário mínimo, até o julgamento da ação em que se discute a responsabilidade civil pelo acidente.

Conforme o relator do habeas corpus, Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, a jurisprudência do STJ entende que a prisão civil por alimentos se restringe às obrigações decorrentes do direito de família.

A prisão civil, autorizada de forma excepcional pelo inciso LXVII do artigo da Constituição Federal e pelo artigo 7º da Convenção Americana de Direitos Humanos, é restrita tão somente ao inadimplemento voluntário e inescusável da obrigação alimentar decorrente de relação familiar.

Conforme o relator, tratando-se de regra de exceção, a prisão civil não comporta interpretação extensiva, sob pena de se alargarem excessivamente as hipóteses de encarceramento por dívidas, subvertendo-se, assim, o próprio comando constitucional do inciso LXVII do artigo 5º.

Assim é que a pensão decorrente da responsabilidade civil, com natureza indenizatória, cujo fundamento não deriva da possibilidade do devedor, mas da própria extensão do dano causado pelo ato ilícito, serve apenas de parâmetro para se alcançar a reparação integral prevista no artigo 944 do Código Civil.

Por fim, o relator pondera que em matéria de responsabilidad e civil, os alimentos não se mostram, a princípio, essenciais à manutenção da subsistência e da vida do credor, refletindo mero parâmetro de indenização, para melhor apuração do cálculo do valor a ser ressarcido.

Fonte: Portal STJ e HC 708.634.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Consumidor
  • Publicações96
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falta-de-pagamento-de-alimentos-indenizatorios-nao-gera-prisao-civil/1503840216

Informações relacionadas

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

Alimentos indenizatórios e prisão civil

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

Falta de pagamento de pensão alimentícia de caráter indenizatório não justifica prisão civil

Rafaela Maranh�o Rocha Peres, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Prisão civil

Artigoshá 3 anos

A prisão civil do devedor de alimentos indenizatórios como meio executório idôneo para o provimento destes em virtude do princípio da atipicidade dos meios executivos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)