Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homem é condenado por tentativa de homicídio motivada por ciúmes

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    O Tribunal do Júri de Sobradinho condenou Gelcimar Souza da Conceição à pena de três anos e quatro meses de reclusão devido à tentativa de homicídio contra um homem que conversava com a ex-namorada do réu em uma festa.

    De acordo com os autos, o crime, motivado por ciúmes, ocorreu no dia 25/1/2010, por volta das 5h30, em via pública de Sobradinho II/DF. No dia dos fatos, o réu, sua ex-namorada, a vítima, entre outros, encontravam-se em uma festa. A certa altura, Gelcimar presenciou sua ex-namorada conversando com a vítima. Enciumado, Gelcimar chamou a ex, que, ao se aproximar, foi agredida verbalmente pelo réu, motivando a intervenção da vítima. Após, quando se preparava para ir embora, a vítima foi atacada com um violento golpe de faca no abdômen.

    Gelcimar foi pronunciado pelo Ministério Público acusado de tentativa de homicídio, incurso nas penas do art. 121, caput, c/c o art. 14, inciso II, do Código Penal - CP.

    Em sessão de julgamento, o MPDFT pediu a condenação do réu nos termos da pronúncia. A defesa do acusado pediu por sua absolvição, por legítima defesa, e, em segundo plano, o reconhecimento do privilégio da violenta emoção, conforme § 1º do art. 121 do Código Penal.

    Em decisão soberana, o Conselho de Sentença condenou o réu, reconhecendo a tentativa de homicídio privilegiado.

    Assim, de acordo com a vontade do Júri Popular, a magistrada julgou parcialmente procedente a pretensão punitiva do Ministério Público, para condenar o réu Gelcimar como incurso nas penas do art. 121, § 1º, c/c artigo 14, II, ambos do Código Penal.

    Gelcimar irá cumprir a pena em regime inicial aberto, nos termos do art. 33, § 2º, do CP. Para a juíza, "Incabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, em razão do emprego de violência, e a suspensão condicional da pena, ante o quantum da reprimenda penal (artigos 44 e 77 do Código Penal)".

    O réu poderá recorrer em liberdade.

    Processo: 2010.06.1.007008-4

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações322
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-e-condenado-por-tentativa-de-homicidio-motivada-por-ciumes/495397706

    Informações relacionadas

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Modelo de defesa oral no Tribunal do Júri

    Pedido - TJAL - Ação Homicídio Qualificado - contra Ministério Público do Estado de Alagoas

    Tribunal de Justiça de Alagoas
    Peçaano passado

    Pedido - TJAL - Ação Homicídio Qualificado

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    11. Quesitação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)