Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

No caso de prova nova, qual é o prazo para a ação rescisória no Novo CPC?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

No caso de prova nova qual o prazo para a ao rescisria no Novo CPC

Dica: No caso de prova nova, qual é o prazo para a ação rescisória no Novo CPC?

De acordo com o art. 966, VII do Novo CPC, como nova previsão explícita de cabimento de ação rescisória, a decisão de mérito, transitada em julgado, poderá ser rescindida quando obtiver o autor, posteriormente ao trânsito em julgado, PROVA NOVA cuja existência ignorava ou de que não pode fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável.

Nesse caso, contudo, o termo inicial do prazo será a data de DESCOBERTA da prova nova, observando o prazo máximo de 5 (cinco) anos, contado do trânsito em julgado, da última decisão proferida no processo.

Portanto, mais uma novidade do Novo CPC é a previsão que amplia, em muito, o cabimento da ação excepcional. Ocorre que o CPC de 2015 passa a admitir o cabimento da ação rescisória no caso de “prova nova”. O CPC de 1973 admite a ação no caso de “documento novo”. Por isso, com o NCPC, se a parte obtiver, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável, pode mover a ação. Há sensível ampliação, pois a ação, agora, é expressamente admitida, por exemplo, no caso de prova testemunhal nova. A hipótese vai exigir muita atenção dos tribunais, inclusive pelo fato de que o termo inicial do prazo de dois anos será a data de descoberta da prova nova, observado o prazo máximo de 5 (cinco) anos.


Fonte: Fredie Diddier.

Mais dicas: https://www.facebook.com/draflaviatortega/

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22220
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-caso-de-prova-nova-qual-e-o-prazo-para-a-acao-rescisoria-no-novo-cpc/343756406

Informações relacionadas

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação Rescisória c/c Pedido de Tutela de Urgência

Raphael Cardoso, Advogado
Notíciashá 5 anos

Fiquem atentos! STJ amplia o conceito de "prova nova" no rol da Ação Rescisória

Alice Saldanha Villar, Advogado
Artigoshá 9 anos

Início do prazo da ação rescisória: STJ se alinha ao novo CPC

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo VII. Da Ação Rescisória

Maytê Portilho, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Embargos Monitórios - NCPC

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

parabéns pela materia ... continuar lendo

Muito positivo os esclarecimentos. continuar lendo

não era bem o que precisava esclarecer.
estou defendendo um cliente numa ação rescisória (cível).
já contestei a ação e o autor já apresentou a réplica, daí, o desembargador emitiu o despacho: digam as partes as provas que pretendem produzir.
achei estranho, porque trata-se de ação rescisória, onde as provas se encontram nos autos do processo rescindendo. continuar lendo

Parabéns pelo artigo, pois o mesmo nos chama atenção para o seguinte : I- Que são cinco dias para postulação da ação após o último julgamento de mérito transitado em julgado; II- Que a prova deve ser de "fato novo", o que correspondia a "documento novo" no antigo código e III- Quanto ao tempo entre dois a cinco anos sob pena de prescrição.
É preciso muito cuidado realmente no momento do ingresso da Ação Rescisório. continuar lendo