Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Operadora de telefonia móvel faz cobrança irregular e é condenada a pagar danos morais

Publicado por Alô Consumidor
há 25 dias

A juíza da 11ª Vara Cível de Natal, Karyne Chagas de Mendonça Brandão, condenou uma operadora de telefonia móvel a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil. O motivo se deu por uma cobrança de conta inexistente a uma empresa após o recebimento de um chip sem qualquer solicitação.

A parte autora do processo alegou que, mesmo não tendo acontecido nenhuma contratação, deparou-se com o nome negativado e com a recusa de fornecimento de crédito. A ré, por sua vez, alegou que houve celebração de contrato de prestação de serviços, pois houve gravação de ligação telefônica proveniente da autora, fazendo com que ela possuísse um débito no valor de R$ 160,01.

No entanto, à luz do Código de Defesa do Consumidor ( CDC), a magistrada pontuou que não foi provada a veracidade da suposta gravação, e que, dessa forma, não comprovou-se também a relação jurídica entre as partes e a consequente dívida.

Diante do caso, em sua sentença, a juíza Karyne Chagas destacou que o fato de a empresa ter experimentado restrição ao crédito que havia solicitado configuraria, portanto, em dano moral, “tendo em vista que depõe contra a boa imagem da empresa perante a sociedade, clientes e demais empresas, sendo que o abalo da credibilidade da empresa gerado pela manutenção indevida é presumido, dispensando comprovação”.

A magistrada explicou ainda que “embora, via de regra, a pessoa jurídica necessite comprovar a existência dos danos extrapatrimoniais, em se tratando de cadastro irregular nos órgãos de restrição ao crédito, o dano ao patrimônio moral é presumido, prescindindo, assim, de demonstração das consequências negativas daí advindas”.

Sendo assim, além do pagamento por danos morais, a operadora de telefonia móvel também foi condenada ao pagamento de custas processuais e de honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor atualizado da condenação.

(Fonte: TJ-RN)

🏛️ Enfrentando problema parecido? Inicie agora o seu atendimento on-line.

  • Sobre o autor💰 Direito do Consumidor de forma descomplicada.
  • Publicações146
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadora-de-telefonia-movel-faz-cobranca-irregular-e-e-condenada-a-pagar-danos-morais/2308971819

Informações relacionadas

Diego Luiz de Freitas, Advogado
Notíciashá 25 dias

Banco Nu Bank Descumpre Decisão Judicial está por um Fio de Sofrer pena de Crime de Desobediência

Rodrigo Otavio Gava, Advogado
Notíciashá 25 dias

Licença-maternidade: autônomas agora têm benefício com apenas uma contribuição ao INSS

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 25 dias

Atenção ao direito de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Karoline Cavalcanti de Paula, Advogado
Notíciashá 25 dias

Empresa é condenada a pagar 50 mil reais por obrigar gerente a andar sobre brasas por não ter atingido a meta.

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 25 dias

Recém-lançado, juizado especial para empreendedor busca acelerar resolução de conflitos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)