Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

PL sobre igualdade de posição entre advocacia e MP em audiências avança no Senado

Publicado por Enviar Soluções
há 4 anos


“Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.” É esse o teor do parágrafo único do artigo da lei nº 8.906/94. Na prática, advogados e promotores não ocupam a mesma posição topográfica durante as audiências de instrução e julgamento.

Para fazer valer a letra da lei tramita no Congresso o Projeto de Lei nº 3.528/19. O texto já foi aprovado na Câmara e acaba de passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi rejeitada uma emenda apresentada quando da votação da proposta, em setembro. Inalterado, o texto foi encaminhado para votação plenária no Senado. A expectativa da advocacia é que o projeto seja aprovado e sancionado pelo presidente.

“A rejeição da emenda foi um passo fundamental para dar celeridade à tramitação de uma proposta que representa o reconhecimento da prerrogativa profissional que assegura que não há hierarquia entre juízes, promotores e advogados. A decisão da CCJ do Senado demonstra o respeito que o parlamento brasileiro tem para com a advocacia, ao acolher mais essa proposição”, afirma o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto.

Para o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, a definição do mesmo posicionamento em audiência, preconizada pela Lei 8.906/94, não é meramente simbólica. “Ela é a representação de que deve haver paridade de armas e de tratamento entre os agentes processuais, pois as atividades que cada um desempenha têm o mesmo valor para a sociedade e para a Justiça”, pontua.

A atuação dos relatores do projeto, deputado Fábio Trad e senador Nelsinho Trad, foi decisiva para aproximar a advocacia de mais uma conquista em defesa dos direitos e prerrogativas do advogado.

(Fonte: OAB-PR)


📃 Precisando de Cópias Processuais? Fale com a Enviar Soluções Burocráticas

📰 Veja também:

➡️ Atraso no recolhimento do FGTS e do INSS não caracteriza dano moral

...............................................................................................................................

-> Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

-> O melhor Curso Online de Processo Civil 2019 com a melhor banca de processualistas do País.

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1373
  • Seguidores486
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações200
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-sobre-igualdade-de-posicao-entre-advocacia-e-mp-em-audiencias-avanca-no-senado/806905982

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)