Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Plano de saúde: mulher condenada por reembolsos falsos

Publicado por Ponto Jurídico
há 22 dias

Em decisão recente, a 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de uma mulher acusada de fraudar um plano de saúde para obter reembolsos indevidos.

A ré, cujo nome não foi divulgado, foi condenada a três anos e quatro meses de reclusão, pena substituída por medidas restritivas de direitos, incluindo prestação de serviços à comunidade e uma multa de 20 salários mínimos.

Os fatos vieram à tona após a empresa de plano de saúde notar inconsistências nos reembolsos solicitados pela acusada entre agosto e dezembro de 2018. As investigações revelaram que a ré utilizava recibos falsificados para simular consultas e exames médicos que nunca foram realizados. O total de prejuízos causados à empresa ascendeu a R$ 28,7 mil.

Durante o processo de apelação, a defesa solicitou a extinção da punibilidade, argumentando que a representação foi feita após o prazo estipulado pela Lei nº 13.964/2019, o Pacote Anticrime, no entanto, a relatora do recurso, desembargadora Fátima Gomes, esclareceu que o prazo deve ser contado a partir da vigência da nova lei, e não do momento em que a fraude foi descoberta. A representação da empresa, feita em julho de 2020, e a notitia criminis ao Ministério Público, em janeiro do mesmo ano, foram consideradas válidas para a continuação do processo.

A decisão do Tribunal foi unânime, com os desembargadores Sérgio Coelho e Cesar Augusto Andrade de Castro reforçando o veredicto. Além das penalidades impostas, a mulher agora deve ressarcir a empresa pelos danos causados.

  • Publicações1403
  • Seguidores251
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-mulher-condenada-por-reembolsos-falsos/2424841457

Informações relacionadas

Graziela Vellasco, Advogado
Notíciashá 25 dias

Plano de saúde: mesmo após demissão, trabalhadora em tratamento tem direito à continuidade do plano!

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Redução de mamas: plano de saúde é obrigado a custear cirurgia

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Cirurgia robótica negada: justiça determina reembolso a idoso

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Overbooking: falta de provas livra TAM de pagar indenização

Rafael Lemos, Advogado
Notíciashá 22 dias

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia à mãe idosa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)