Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Retrospectiva 2019: dez decisões que marcaram o ano no Supremo

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


O ano de 2019 foi "emblemático" e marcado por "temas complexos e de grande impacto político" para o Supremo Tribunal Federal, nas palavras do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.

Para Toffoli, o STF adquiriu em 2019 "um protagonismo nunca visto". Foi o ano em que, entre outras decisões, o tribunal criminalizou a homofobia, abriu inquérito para apurar ameaças a ministros e derrubou a prisão após condenação em segunda instância.

Além disso, viu-se envolvido em uma questão de segurança: o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou ter entrado armado na sede do STF para matar o ministro Gilmar Mendes. Em resposta, encomendou máquinas de raio-X e ampliou as medidas de segurança.

Decisões em 2019

Confira abaixo dez das principais decisões do STF neste ano:

Dias Toffoli abre inqurito para investigar ofensas e ataques contra ministros do STF

Dias Toffoli abre inquérito para investigar ofensas e ataques contra ministros do STF

Inquérito para apurar ameaças

Após uma série de polêmicas, como a publicação de artigos por procuradores da Lava Jato criticando a atuação do STF, o ministro Dias Toffoli determinou em março a abertura de inquérito para apurar "notícias fraudulentas", ofensas e ameaças, que "atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares".

STF decide Justia Eleitoral vai julgar corrupo relacionada com caixa 2

STF decide: Justiça Eleitoral vai julgar corrupção relacionada com caixa 2

Caixa 2 ligado a outros crimes

Por 6 votos a 5, o STF decidiu em março que crimes eleitorais como o caixa 2 (não declaração na prestação de contas eleitorais de valores coletados em campanhas) cometidos em conexão com outros crimes como corrupção e lavagem de dinheiro devem ser enviados à Justiça Eleitoral.


STF libera uso de aplicativos de transporte particular em todo o pas

STF libera uso de aplicativos de transporte particular em todo o país

Aplicativos de transporte

Por unanimidade, a Corte declarou em maio inconstitucionais leis que proibiam o uso de carros particulares no transporte remunerado de pessoas, liberando o uso de aplicativos como Uber, Cabify e 99 em todo o país.

STF considera constitucional o decreto de indulto de Natal editado por Temer

STF considera constitucional o decreto de indulto de Natal editado por Temer

Decreto de indulto de Temer

Por 7 a 4, foi validado em maio o decreto de indulto natalino editado pelo então presidente Michel Temer em 2017, que reduziu o tempo de cumprimento das penas a condenados por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, como os de colarinho branco.

STF probe privatizao de estatais sem aval do Congresso

STF proíbe privatização de estatais sem aval do Congresso

Privatização de estatais

Por maioria, o Supremo decidiu em junho que o governo federal não pode vender estatais sem aval do Congresso Nacional e sem licitação quando a transação implicar perda de controle acionário, permitindo vendas sem autorização do parlamento somente para as empresas estatais subsidiárias.

STF autoriza criminalizao de atos de homofobia

STF autoriza criminalização de atos de homofobia

Homofobia

Por 8 votos a 3, o STF permitiu em junho a criminalização da homofobia e da transfobia, considerando que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais devem ser enquadrados no crime de racismo. Com decisão do STF, Brasil se tornou o 43º país a tornar crime qualquer forma de preconceito contra homossexuais e transexuais.


STF suspende transferncia de Lula de Curitiba para SP

STF suspende transferência de Lula de Curitiba para SP

Transferência de Lula

Em agosto, o tribunal suspendeu, por 10 votos a 1, a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, e decidiu mantê-lo preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello.

Maioria do STF entende que rus delatados tm direito de falar aps delatores

Maioria do STF entende que réus delatados têm direito de falar após delatores

Delatores e delatados

Por 7 votos a 4, o Supremo aprovou em outubro a tese que pode levar à anulação de sentenças da Operação Lava Jato e de outros processos criminais no país. O STF definiu que réus delatados devem apresentar as alegações finais (última etapa de manifestações no processo) depois dos réus delatores, garantindo direito à ampla defesa nas ações penais.

STF probe priso aps condenao em segunda instncia

STF proíbe prisão após condenação em segunda instância

Prisão em segunda instância

O Supremo decidiu por 6 votos a 5, em novembro, derrubar a possibilidade de prisão de condenados na segunda instância da Justiça, alterando um entendimento adotado desde 2016. De acordo com a decisão, a prisão só é admitida após o chamado trânsito em julgado (momento em que se esgotam as possibilidades de o réu recorrer).

Receita e UIF podem compartilhar dados fiscais sigilosos com MP e polcia decide STF

Receita e UIF podem compartilhar dados fiscais sigilosos com MP e polícia, decide STF

Informações sigilosas do Coaf

Em julgamento em dezembro, os ministros permitiram, por 9 votos a 2, o compartilhamento – sem necessidade de autorização judicial – de dados sigilosos de órgãos de controle, como a Unidade de Inteligência Financeira (UIF, antigo Coaf) e Receita Federal, com o Ministério Público.

(Por: Por Rosanne D'Agostino / Fonte: G1)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

✔️ Material Completo 2019 - Guia Prático sobre a Restituição de ICMS sobre a fatura de energia elétrica.

✔️ Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1225
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações416
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/retrospectiva-2019-dez-decisoes-que-marcaram-o-ano-no-supremo/794942985

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Bruno Monteiro PRO
4 anos atrás

Excelente retrospectiva das idiossincrasias do STF, ficou em débito apenas de um soldado e o cabo. continuar lendo