Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Saiba como funciona o SINAL na compra do imóvel.

Devolução do sinalou arras na compra de imóveis, entenda como funciona.

Publicado por Manuela Ferreira
há 4 anos

Ao comprar um imóvel você já deve ter ouvido falar no tal do “sinal de negócio”, o objetivo desse “sinal” é trazer segurança para o negócio que irá acontecer.

Suponhamos que, um proprietário está sendo ofertando o seu imóvel por R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), e recebe o contato de um interessado no imóvel solicitando um prazo para pensar no negócio.

Ao atender o pedido do interessado na compra do imóvel o proprietário retira a oferta de venda, enquanto negociava os valores da possível venda do imóvel, o que, consequentemente, impediu que outros interessados tivessem acesso à oferta.

Passado algum tempo, o possível comprador entrou em contato e informou que desistiu de adquirir o imóvel, então a busca por um novo comprador começa do zero. Logo, se você quer vender o seu imóvel não retire de venda para não ter esse prejuízo.

Exceto quando o possível comprador e você pactuarem Arras ou Sinal de Negócio. Cabe ressaltar que é possível realizar um contrato exclusivamente com esse intuito, para dar segurança na transação.

A legislação brasileira regulamenta o instituto do Arras ou Sinal, previsto no art. 417 a 420 do Código Civil, o objetivo é garantir que o negócio venha a ser fechado. Vejamos como funciona:

Art. 417. Se, por ocasião da conclusão do contrato, uma parte der à outra, a título de arras, dinheiro ou outro bem móvel, deverão as arras, em caso de execução, ser restituídas ou computadas na prestação devida, se do mesmo gênero da principal.

De acordo com o artigo, o sinal pode ser pago através de DINHEIRO ou BEM MÓVEL (ex. carro ou moto).

Os artigos 418 ao 420, divide o Sinal ou Arras em dois tipos:

Do art. 418 e 419, temos a Arras Confirmatórias:

Art. 418. Se a parte que deu as arras não executar o contrato, poderá a outra tê-lo por desfeito, retendo-as; se a inexecução for de quem recebeu as arras, poderá quem as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devolução mais o equivalente, com atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorários de advogado.
Art. 419. A parte inocente pode pedir indenização suplementar, se provar maior prejuízo, valendo as arras como taxa mínima. Pode, também, a parte inocente exigir a execução do contrato, com as perdas e danos, valendo as arras como o mínimo da indenização.

Observe que as Arras Confirmatórias não admitem arrependimento do contrato e admite indenização suplementar.

Por outro lado, as Arras Penitenciárias, prevista no artigo 420, não admite indenização complementar e admite arrependimento no contrato, vejamos como diz o artigo:

Art. 420. Se no contrato for estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal terão função unicamente indenizatória. Neste caso, quem as deu perdê-las-á em benefício da outra parte; e quem as recebeu devolvê-las-á, mais o equivalente. Em ambos os casos não haverá direito a indenização suplementar.

Como funciona?


Espero que o conteúdo tenha ajudado de alguma forma! Se quiser saber mais sobre imóveis acesse meu site Clicando AQUI!


  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações149
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações985
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-como-funciona-o-sinal-na-compra-do-imovel/867576589

Informações relacionadas

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 9 anos

Cuidados na hora de dar o sinal na compra do imóvel

Tatiane Rodrigues Coelho, Advogado
Artigoshá 3 anos

Promessa de compra e venda de imóvel com sinal

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Recibo De Sinal De Pagamento (Promessa De Compra E Venda)

Bruna Regina Freiberger Bordin, Advogado
Artigoshá 3 anos

SINAL DE NEGÓCIO ou ARRAS na compra e venda de imóveis: esclarecendo como funciona e as principais dúvidas

Guilherme Ferreira Kaim , Advogado
Artigoshá 2 anos

Posso desistir da compra de um imóvel?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)