Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

STJ: absolve mulher condenada com base em depoimento não repetido em Juízo

Publicado por Cássio Duarte
ano passado

O magistrado pode usar prova extrajudicial para reforçar seu convencimento, mas apenas se ela for repetida em juízo ou corroborada por provas produzidas durante a instrução processual.

Assim, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, absolveu uma mulher que havia sido condenada a 60 anos de prisão pelo latrocínio de um casal de idosos.

Na fase do inquérito policial, um dos autores do crime confessou e apontou o envolvimento da mulher como coautora. Ela foi presa em flagrante em 2016 e condenada em primeira instância em 2018. No ano seguinte, o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão.

Ao STJ, a defesa argumentou que a condenação se fundamentou exclusivamente no depoimento tomado no inquérito, o que contraria o devido processo legal.

Fonseca acolheu a tese e ainda apontou que o corréu se retratou em Juízo. Já os policiais somente repetiram a versão apresentada pelo corréu na delegacia.

O relator também não constatou nenhum outro elemento da suposta participação da mulher no crime: "À míngua de provas judicializadas que confirmem e não apenas repitam o depoimento extrajudicial do corréu, não é possível manter a condenação".

Clique aqui para ler a decisão HC 793.011

Fonte: Conjur

  • Publicações529
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-absolve-mulher-condenada-com-base-em-depoimento-nao-repetido-em-juizo/1765323883

Informações relacionadas

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciashá 7 meses

STJ Ago23 - Homicídio - Condenação com Base no Depoimento Extrajudicial de Corréu - Ilegalidade

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ Ago22 - Absolvição Por Reconhecimento pessoal por Filmagens - Vídeo onde O Paciente Está Perto da Vítima

Resposta à Acusação - TJSP - Ação Roubo - Ação Penal - Procedimento Ordinário - de Justiça Pública

Petição - TJBA - Ação Roubo - Ação Penal - Procedimento Ordinário

Rodrigo Potter, Advogado
Notíciashá 3 anos

STJ anula condenação em júri baseada apenas em depoimento no inquérito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)