Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ decide que cobrança de multa pela falta de registro da incorporação em cartório prescreve em dez anos

    Publicado por Perfil Removido
    há 3 anos

    Fonte: STJ/ Processo: REsp 1805143

    A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou que, na ausência de previsão legal específica, prescreve em dez anos a ação contra a incorporadora para a cobrança da multa do artigo 35, parágrafo 5º, da Lei 4.591/1964 – sanção aplicável nas hipóteses de falta de registro da incorporação imobiliária em cartório.

    Com a aplicação do prazo geral previsto pelo artigo 205 do Código Civil, o colegiado reformou acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que havia estabelecido o prazo prescricional de três anos, conforme o artigo 206, parágrafo 3º, inciso IV.

    No entendimento do TJDFT, por se tratar de pretensão reparatória, seria trienal o prazo prescricional para o consumidor pleitear judicialmente o pagamento da multa pela falha da incorporadora ao não registrar a incorporação. No caso julgado, essa situação acabou levando ao desfazimento do contrato de compra e venda celebrado entre as partes.

    Caso não envolve responsabilidade civil extracontratual

    A ministra Isabel Gallotti, relatora no STJ, destacou que o caso analisado não tratava de responsabilidade civil extracontratual, mas sim da mera aplicação da penalidade prevista no artigo 35, parágrafo 5º, da Lei 4.591/1964, dispositivo omisso em relação ao prazo prescricional para a cobrança.

    Com base em precedentes do STJ, a magistrada apontou que, como a hipótese não se enquadra em nenhum dos prazos específicos do Código Civil, deve incidir a prescrição de dez anos, prevista no artigo 205.

    Ao estabelecer o prazo decenal, a turma afastou a prescrição declarada pelo TJDFT e restabeleceu a sentença, que havia condenado a empresa ré ao pagamento da multa pela ausência de registro cartorário.

    [CURSO] Aprenda Passo a Passo Como Iniciar o seu Negócio pela Internet como Renda Extra ou em Tempo Integral do ZERO e SEM EXPERIÊNCIA. Para Saber Mais CLIQUE AQUI.

    • Publicações43
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-que-cobranca-de-multa-pela-falta-de-registro-da-incorporacao-em-cartorio-prescreve-em-dez-anos/1291164947

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer (Ausência de Incorporação Imobiliária, Ausência de Matrículas das 04 Unidades Autônomas do Empreendimento, Ausência - Procedimento Comum Cível

    Petição Inicial - TJAL - Ação de Resolução de Comproisso de Compra e Venda de Imóvel em Construção em Razão de Ausência do Registro da Incorporação c/c Indenização por Perdas - Procedimento Comum Cível

    Petição - TJSP - Ação Incorporação Imobiliária - Procedimento Comum Cível

    Emenda à Inicial - TJSP - Ação Incorporação Imobiliária - Procedimento Comum Cível

    Elementos de Prova - TJSP - Ação Incorporação Imobiliária - Procedimento Comum Cível - contra Construtora Casa Branca de Marília Eireli

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)