Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

STJ Dez23 - Dosimetria - Lavagem de Dinheiro - Bis in Idem - Mesmos Fundamentos em Vertoriais Distintos

mês passado

AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. LAVAGEM DE DINHEIRO. TESES DEFENSIVAS NÃO DEBATIDAS PERANTE O TRIBUNAL DE ORIGEM. IMPOSSIBILIDADE DE ANÁLISE DIRETAMENTE POR ESTA CORTE SUPERIOR. SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA. DOSIMETRIA. PENA-BASE. OCORRÊNCIA DE BIS IN IDEM. REPRIMENDA INICIAL REDUZIDA. AFASTAMENTO DA CAUSA DE AUMENTO DO ART. , § 4º, DA LEI N. 9.613/1998. SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA. REFORMATIO IN PEJUS. NÃO VERIFICADO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. 1. No tocante às alegações referentes à impossibilidade de condenação pelo crime de lavagem de dinheiro tendo como crime antecedente organização criminosa, em razão de os fatos serem anteriores à Lei n. 12850/2013 e em razão da atipicidade ou prescrição do crime previsto no art. 22, parágrafo único, da Lei n. 7.492/1986, tem-se que o Tribunal de origem não se manifestou especificamente a respeito de tais teses, o que impossibilita a análise diretamente por esta Corte Superior, sob pena de incorrer em indevida supressão de instância. 2. No tocante à dosimetria da pena, a Corte de origem incorreu em bis in idem ao valer-se do mesmo fundamento para justificar a consideração negativa de duas circunstâncias judiciais diversas, razão pela qual, um dos quesitos deve ser afastado. 3. Com relação ao pedido de afastamento da causa de aumento do art. , § 4º, da Lei n. 9.613/1998, a alegação da defesa de que não teria sido imputada na denúncia a prática do delito de forma habitual não pode ser analisada, tendo em vista que o Tribunal de origem não se manifestou a respeito do ponto. 4. Por fim, no tocante à alegação de reformatio in pejus, destaco que, "ainda que em recurso exclusivo da defesa e desde que não seja agravada a situação do acusado, não configura reformatio in pejus a adoção de fundamentação própria pelo Tribunal a quo para manter a pena ou o regime prisional fixados na sentença" ( AgRg no HC n. 706.077/SP, relator Ministro Messod Azulay Neto, Quinta Turma, julgado em 7/2/2023, DJe de 2/3/2023, grifei). 5. Agravo regimental parcialmente provido.

(STJ - AgRg no HC: 817973 RN 2023/0132045-0, Relator: Ministro ANTONIO SALDANHA PALHEIRO, Data de Julgamento: 04/12/2023, T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicação: DJe 07/12/2023)

No VOTO:

(...)

No tocante à pena-base, observa-se que foram negativadas as circunstâncias judiciais da culpabilidade e circunstâncias do crime, conforme os seguintes fundamentos, respectivamente, "entendo como desfavorável a culpabilidade, tendo se estabelecido um forte esquema de lavagem de dinheiro proveniente dos crimes financeiros por ele praticados, envolvendo, sobretudo diversas instituições norueguesas, ensejando-se uma maior reprovabilidade" e, "quanto às circunstâncias, tomo-as por negativas, dado ao alto grau de especialização por parte de todos os agentes que utilizavam-se de inúmeras empresas nacionais e estrangeiras para perpetrar as fraudes financeiras e para lavar os frutos do crime".

Observo que, apesar de não terem sido utilizadas as mesmas palavras, foi utilizado o mesmo fundamento para considerar desfavoráveis ambas as circunstâncias judiciais, qual seja, o fato de o crime ter sido praticado com inúmeras empresas. Assim, de rigor o provimento do agravo regimental para afastar uma das circunstâncias judiciais.

Afastada uma circunstância judicial, reduzo a pena-base para 3 anos e 6 meses de reclusão, e multa, a qual, ausentes agravantes ou atenuantes, mantém-se inalterada na segunda fase da dosimetria.

Com relação ao pedido de afastamento da causa de aumento do art. , § 4º, da Lei n. 9.613/1998, a alegação da defesa de que não teria sido imputada na denúncia a prática do delito de forma habitual não pode ser analisada, tendo em vista que o Tribunal de origem não se manifestou a respeito do ponto.

E, com relação à alegação de reformatio in pejus, destaco que, "ainda que em recurso exclusivo da defesa e desde que não seja agravada a situação do acusado , não configura reformatio in pejus a adoção de fundamentação própria pelo Tribunal a quo para manter a pena ou o regime prisional fixados na sentença" ( AgRg no HC n. 706.077/SP, relator Ministro Messod Azulay Neto, Quinta Turma, julgado em 7/2/2023, DJe de 2/3/2023).

Assim, mantida a referida causa de aumento em 1/3, tem-se a reprimenda final fixada em 4 anos e 8 meses de reclusão, e multa.

O regime inicial deve ser mantida no semiaberto, conforme fixado pelo Tribunal de origem nos embargos de declaração (e-STJ fls. 4.589/4.590).

Ante o exposto, dou parcial provimento ao agravo regimental para reduzir a reprimenda a 4 anos e 8 meses de reclusão, e multa.

👉👉👉👉 Meu Whatsaap de Jurisprudências, Formulação de HC eREsp - https://chat.whatsapp.com/FlHlXjhZPVP30cY0elYa10

👉👉👉👉 ME SIGA INSTAGRAM @carlosguilhermepagiola.adv

  • Publicações1101
  • Seguidores100
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-dez23-dosimetria-lavagem-de-dinheiro-bis-in-idem-mesmos-fundamentos-em-vertoriais-distintos/2280984397

Informações relacionadas

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciasmês passado

STJ 2023 - Corrupção - Inépcia da Denúncia - Oferecer Cargos para o Legislativo Votar com o Governo é Praxe Nacional

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciasmês passado

STJ Dez23 - Execução Penal - Livramento Condicional não Pode ser Negado pelo Fato de Não Estar no Semiaberto

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciasmês passado

STJ Dez23 - Tráfico de Drogas - Absolvição - Condenação com Base em Mensagens e Testemunha - Sem Apreensão de Entorpecentes

Smbr Advogados
Notíciasmês passado

Passageira com transtorno de ansiedade pode viajar com animal de suporte emocional na cabine da aeronave, decide TJSP

Felix Brito dos Santos Neto, Advogado
Notíciasmês passado

Licença menstrual: 1ª empresa a dar benefício no Brasil tem bons resultados

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)