Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Junho de 2024

Teoria do desvio produtivo pode ser aplicada por analogia em ação trabalhista

teoria desvio produtivo analogia acao trabalhista

bit.ly/2XzE6bO | Atrasar a baixa na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), fazendo com que o ex-empregado perca seu tempo, enseja indenização por danos morais.

O entendimento é da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, que considerou ser possível aplicar por analogia a teoria do desvio produtivo do consumidor em um conflito trabalhista. A decisao é de 30 de abril.

No caso concreto, um ex-empregado teve dificuldades para garantir a anotação das informações referentes ao seu contrato de trabalho na CTPS, impondo a ele o ajuizamento de ação trabalhista.

"Nesse passo, tem-se que houve anotação na CTPS do reclamante quanto ao contrato de trabalho por tempo certo. No entanto, incontroverso que não foram respeitados os trâmites necessários para a sua prorrogação, bem como o atraso na baixa da CTPS, o que representa ofensa à dignidade do trabalhador e autoriza o deferimento da respectiva reparação, porquanto presumível o dano daí decorrente, que influencia até mesmo na busca de novo emprego", afirma a relatora do caso, desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina.

Por isso, prossegue, "pode-se utilizar ao caso, por analogia, o entendimento que ora vem se tornando pacífico no âmbito do Superior Tribunal de Justiça no que tange às relações de consumo, que diz respeito à teoria do desvio produtivo".

Segundo a teoria, que tem o advogado capixaba Marcos Dessaune como seu principal expoente, "o desvio produtivo caracteriza-se quando o consumidor, diante de uma situação de mau atendimento, precisa desperdiçar o seu tempo e desviar as suas competências — de uma atividade necessária ou por ele preferida — para tentar resolver um problema criado pelo fornecedor, a um custo de oportunidade indesejado, de natureza irrecuperável".

A decisão cita reportagem da ConJur de 2016. O texto lista julgados em que a teoria do desvio produtivo foi aplicada.

0001221-57.2018.5.17.0141

Por Tiago Angelo

Fonte: Conjur

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3163
  • Seguidores460
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações447
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/teoria-do-desvio-produtivo-pode-ser-aplicada-por-analogia-em-acao-trabalhista/860638782

Informações relacionadas

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciashá 8 meses

STJ Ago23 - Absolvição em Crime de Porte Ilegal de Munição - Fogos de Artifícios seria analogia in malam partem

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 5 anos

Informativo de Jurisprudência aborda analogia entre interceptação telefônica e espelhamento do WhatsApp

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 7 meses

Execução de alimentos pelo rito da penhora permite inclusão de prestações vencidas no curso do processo

Alexandra Santos, Advogado
Artigoshá 2 anos

Criminalização da Homofobia por analogia ao crime de racismo mediante decisão do STF.

Jurisprudênciahá 4 anos

Poder Judiciário do Estado do Acre TJ-AC - Conflito de competência cível: CC XXXXX-70.2020.8.01.0000 Rio Branco

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)