Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Trabalhei em uma empresa que não recolheu INSS, o que fazer?

Algumas empresas e patrões que não costumam recolher INSS podem ser processados?

há 2 anos

Já imaginou essa situação? Você trabalha anos em uma firma ou na casa de família e quando chega o sonho da aposentadoria, você descobre que em nenhum momento foi feito os pagamentos para o INSS.

Essa prática, infelizmente, acontece aos montes e por diferentes meios e desculpas, ou porque a empresa estava prestes a falir, ou não recolheram por esquecimento, ou não recolheram por dolo, uma prática que pode ser enquadrada no Código Penal.

Aposentadoria é um Direito Fundamental, previsto no Artigo da Constituição Federal:

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXIV – aposentadoria.

Além disso, o empregador é obrigado a recolher o INSS para que o funcionário possa se aposentar quando cumprir os requisitos de idade ou tempo de contribuição. Tem como órgão fiscalizador a Receita Federal, como diz no Artigo 33 da Lei nº 8.212/91:

À Secretaria da Receita Federal do Brasil compete planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas à tributação, à fiscalização, à arrecadação, à cobrança e ao recolhimento das contribuições sociais previstas no parágrafo único do art. 11 desta Lei, das contribuições incidentes a título de substituição e das devidas a outras entidades e fundos.

Se já chegou acontecer com você ou com alguém que conhece, veja o que fazer:

Tenho carteira assinada, mas sem o recolhimento:

Se você se encontra nesta situação, basta comprová-la perante o INSS por meio de processo administrativo. Se o recolhimento não ocorreu por culpa da empresa, o INSS irá cobrá-la. Se por acaso o INSS indeferir sua solicitação, terá que entrar na Justiça e apresentá-la perante o Juiz.

A Turma Nacional de Uniformização (TNU), na Súmula 75, entende que basta a carteira de trabalho para comprovar as contribuições:

“A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em relação à qual não se aponta defeito formal que lhe comprometa a fidedignidade goza de presunção relativa de veracidade, formando prova suficiente de tempo de serviço para fins previdenciários, ainda que a anotação de vínculo de emprego não conste no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)”.

Não tenho carteira assinada e não foram feitos os pagamentos ao INSS:

Nesse caso terá que entrar na Justiça contra o empregador e provar, por meio de comprovante de pagamento, testemunha, algum documento que evidencie que você, em algum momento, teve vínculo de trabalho com o empregador.

Se a empresa/patrão não pagou o INSS, quais as consequências?

Se o empregador não recolheu o INSS pode estar sujeito a pena do Artigo 168-A, que é crime de apropriação indébita previdenciária:

Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional. Pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa.

Além de poder sofrer denúncia no Ministério Público do Trabalho e ter sanções.

Infelizmente isso pode ocorrer, mas há algumas dicas para saber se seu empregador está ou não recolhendo o INSS:

  • Pesquisar pelo App Meu INSS e ver as guias de pagamento;
  • Ligar no telefone 135 e saber sobre os pagamentos;
  • Caso tenha conta do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, basta checar no App.

O não recolhimento do INSS pode impactar a vida do trabalhador, pois pode ficar sem auxílio doença, caso venha a sofrer um acidente, ou pode levar mais tempo para se aposentar, pois o INSS é muito burocrático.

Não deixe para ver sua contribuição para quando for se aposentar, sempre fique de olho e caso algo esteja errado, consulte seu advogado, pois quanto mais tempo demorar para ir atrás de seu direito, mais tempo irá levar para se aposentar como deve.

Quer saber mais? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.

Me siga nas redes sociais para mais artigos como esse.

Instagram: @felixbrito_adv

LinkedIn: Félix Brito dos Santos Neto

Jusbrasil: Félix Brito Artigos

WhatsApp: (11) 95382-9819

Site: felixbritoadvogado.com.br

FONTE

https://abladvogados.com/artigos/empresa-nao-pagou-inssoque-fazer/#O_que_acontece_quando_a_empresa_nao_paga_o_INSS

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constituição.htm

https://brunodelomodarme.jusbrasil.com.br/artigos/687611375/minha-aposentadoria-foi-negada-pois-meu-...

  • Sobre o autorAjudando você com seus direitos.
  • Publicações78
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações219
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhei-em-uma-empresa-que-nao-recolheu-inss-o-que-fazer/1647197065

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

INSS: meu patrão não recolheu a contribuição, o que devo fazer?

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Se o empregador não recolher a previdência impede a aposentadoria do empregado?

Eduardo Wittmann, Advogado
Notíciashá 5 anos

Modelo de Indenização Previdenciária do Período não Pago

Jessica Vergílio Simões Santos, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de petição administrativa do Inss de Retificação do CNIS - INSS

Carlos Eduardo Vanin, Advogado
Notíciashá 9 anos

Adicional de hora extra

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito importante saber quais passos dar numa situação dessas. É muita palhaçada da empresa mesmo. Obrigada pelas informações. continuar lendo