Artigo 937 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 937. O dono de edifício ou construção responde pelos danos que resultarem de sua ruína, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta.
Daniela Nogueira, Advogado
há 27 dias

A Responsabilidade Civil no abandono afetivo inverso

A RESPONSABILIDADE CIVIL NO ABANDONO AFETIVO INVERSO Daniela de Carvalho Nogueira [1] “Não é que a velhice seja ruim, o problema é que ela dura pouco.” (Norberto Bobbio) RESUMO: Envelhecer é um…
Jeniffer Susan, Advogado
há 2 meses

Pernalidade Jurídica da Inteligência Artificial: Impactos na Responsabilidade Civil

RESUMO A inteligência artificial ganha mais autonomia a cada modificação, além de possuir aprendizado veloz e especialidades eficientes. Com a autonomia das máquinas, surgem diversas questões que…
Jorge Santos, Advogado
há 5 meses

Direito Condominal

Civil (Lei Federal 10.406 /02) entrou em vigor em 11/01/03. É o entendimento predominante que a parte da Lei 4.591... de guarda dos documentos condominiais? O novo Código Civil não repetiu a …

O abandono afetivo de idosos e a responsabilidade civil da família na violação do dever de cuidado

do Código Civil - Lei n o 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Sabemos que o Direito de Família passou por grandes... recai sobre a pessoa responsável por terceiro causador do dano (art. 928; 932; 937
Bruna Sicília, Estudante de Direito
há 7 meses

Responsabilidade Civil do cirurgião plástico estético

previstas nos arts. 949 e 950 do Código Civil de 2002 devem ser analisados em conjunto, para o efeito de atribuir... penal. O nosso atual Código Civil, de acordo com processo semelhante na …

A Proteção Do Direito De Imagem Da Pessoa Jurídica Na Internet à Luz Da Responsabilidade Civil

em vigor o Código Civil (lei 10.406), que veio enfatizar o relacionamento privado de pessoas físicas e jurídicas... atribuída. O Código Civil de 2002, em seu art. 186, manteve a culpa como …

A Teoria do Desamor:

. O código civil em seus artigos 186 e 937 traz elementos incidente da responsabilidade civil: Art. 186. Aquele que, por ação..., com embasamento jurídico no Código Civil de 2002, artigos 1.583 e …

Aspectos Conceituais da Responsabilidade Civil

Rosângela Marquilene Rodrigues Cardoso [1] Aparecida de Fátima Rodrigues de Moura [2] 1- Surgimento e evolução histórica Desde os primórdios a responsabilidade civil f ar-se-á presente nos…

A responsabilidade civil sob a ótica do Princípio da Afetividade nas relações familiares

INTRODUÇÃO É do saber de todos que sob a ótica da responsabilidade civil o valor do afeto é um grande instrumento sob o prisma das relações humanas, ou seja, nas relações familiares. A família tem…

A responsabilidade civil sob a ótica do Princípio da Afetividade nas relações familiares

RESUMO O presente estudo nos leva a observar a responsabilidade civil no âmbito das relações familiares, onde em tais situações não foi levado o devido cumprimento do dever de praticar o afeto, dever…