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6 de Maio de 2024

5 Passos para a manutenção do meu negócio em tempos de crise

Passos necessários para a manutenção dos negócios em tempos de crise com a pandemia da covid19. Como posso garantir a manutenção do meu negócio?

Publicado por Adriano Resende
há 4 anos


O Brasil passa por um momento de crise com a pandemia da covid-19 que não só está impactando no sistema de saúde, mas que já refletiu na economia do país, afetando empregadores e empregados em diversos segmentos empresariais.

Não só as grandes companhias têm sentido a queda em seus faturamentos, mas também tem ameaçado o futuro de pequenos e médios negócios, empresas que antes da crise estavam em momentos de investimentos e agora encontram-se endividadas com compromissos anteriores e o faturamento, em muitos casos, quase zero.

Contudo, esse não precisa ser o fim do seu negócio, mas pelo contrário, pode ser o momento de se reinventar, organizar-se e adaptar-se a um novo cenário, preparando o seu negócio para a retomada do crescimento após a crise.

Assim, alguns pontos devem ser levados em consideração para que a saúde financeira da empresa possa ser preservada com a redução de prejuízos com este momento de crise.

1. Organização e tomada de decisão

Embora a maioria dos negócios possam estar passando por dificuldades neste momento de pandemia, é inegável que a situação de cada empresa é única, e precisa de uma análise particular para que possa vislumbrar a dificuldade específica de cada uma.

Contudo, todas têm três pontos essenciais que precisam ser levados em conta em momentos de dificuldades, quais sejam: a) A relação de seus negócios e seus contratos; b) O ambiente de trabalho; e, c) O fluxo de caixa e reservas financeiras.

Portanto, o primeiro passo será realizar um levantamento destes três pontos do seu negócio para identificar onde está a maior sangria com a crise e começar a traçar uma estratégia organizacional para que possa resolver ou minimizar os prejuízos até a retomada do crescimento.

a) A relação de seus Negócios e seus Contratos

Neste contexto, o empresário precisará rever seus negócios e contratos, identificando aqueles que possam ser renegociados e analisando novos negócios que podem surgir com o novo cenário, como por exemplo a parceria com uma empresa especializada em entregas à domicílio.

Postamos recentemente um artigo sobre a importância da tomada de decisões para a manutenção das empresas, destacando uma série de possibilidade ao empresário para este momento de dificuldades. Vale a pena conferir clicando aqui.

b) Ambientes de Trabalho

Quanto ao ambiente de trabalho, é pensar em novas condições e reorganização de sua equipe, valendo-se de redução de jornada e salários quando possível e necessário, nos termos da Medida Provisória 936/2020 em vigor.

O teletrabalho pode ser uma alternativa para alguns negócios, bem como a redução da jornada e salários pode ser a melhor opção para outros tipos de negócios. Uma boa alternativa pode ser a redução da jornada e salários com a divisão da equipe, onde uma parte atende no horário matutino e outra no vespertino.

Recentemente escrevemos um artigo sobre os principais pontos da MP 936/2020 destacando os procedimentos legais para suspensão e/ou redução da jornada de trabalho. Vale a pena conferir clicando aqui.

c) O fluxo de caixa e reservas financeiras

Se você já estava com uma reserva financeira em sua empresa, então este é o momento de planejar o seu adequado uso para esse momento de crise. Veja bem, não é o momento de gastos desenfreados sem nenhum planejamento, mas sim a utilização de planos de redução de despesas não essenciais e investir a sua reserva financeira na manutenção de seu negócio e em novas estratégias de marketing e vendas de acordo com a situação atual.

Contudo, se você já dependia exclusivamente do fluxo de seu caixa e, portanto, com a queda nas vendas, está em dificuldades para manutenção do seu negócio, este é o momento de reorganização da sua empresa, pensar em um empréstimo específico para suprir as necessidades de seu negócio e também investir em marketing e vendas, adaptando-se ao atual cenário.

Recentemente o Governo editou a MP 944/2020 que garante uma linha de créditos para garantia da folha de pagamento. Vale a pena conferir essa possibilidade, para desafogar o seu caixa e minimizar os prejuízos.

2. Reorganização da forma de vender

Organizado e identificado os principais problemas trazidos a sua empresa com a pandemia da covid-19 agora é o momento de reorganizar a sua forma de vender. Claro que cada negócio terá sua especificação, mas é possível readaptar sua forma de vender.

O primeiro passo é começar a pensar em “como posso levar o meu produto até o meu cliente em sua casa?”, claro que no seguimento alimentício, sistemas como delivery e drive trhu são as primeiras alternativas, mas não basta somente implementar esses sistemas, tem que pensar em formas inteligentes de levar essa ideia até o seu cliente.

Uma outra ideia para demais seguimentos que não sejam alimentícios, seria a organização de uma oferta do produto à domicílio, agendando com o seu cliente, e é claro, tomando todas as medidas de segurança, você poderá levar até ele o seu mostruário.

As redes sociais também são grandes ferramentas para este momento. Mas atenção, devem utilizar-se de estratégias de marketing que possa gerar engajamento e potencializar as vendas de seu produto.

3. Assessoria Jurídica Especializada

Este também é um passo que entendemos ser essencial para a manutenção de seu negócio, pois ao empresário torna-se extremamente dificultoso buscar todos os conhecimentos e práticas legais para suas decisões e ações dentro da sua empresa.

A assessoria jurídica especializada não só trará um norte quanto à tomada de decisões em conformidade com a legislação, especialmente as várias MPs que estão sendo editadas para auxiliar empresas e empegados neste momento, mas também para desafogar o empresário quanto à administração do seu negócio, garantindo que este possa focar exclusivamente em estratégias para a venda de seu produto.

Nunca foi tão essencial valer-se deste serviço jurídico, pois neste momento de crise, e a edição de várias Medidas Provisórias, o cenário é de insegurança jurídica e qualquer inobservância de uma regra legal para uma tomada de decisão poderá tornar-se um passivo (dívida) tributário, financeiro e trabalhista, futuramente, e prejudicar a manutenção de seu negócio.

Atenção, não se trata de um serviço que esteja ao alcance somente de grandes corporações, mas também aos pequenos e médios negócios. E aqueles que não puderem, neste momento custear uma assessoria mensal, poderá valer-se de consultas pontuais ou pareceres específicos que se apresentam mais em conta e podem auxiliar o empresário em tomadas de decisões específicas. Tratamos sobre em um artigo recentemente. Vale a pena conferir clicando aqui.

4. Organização Tributária

Este também poderá ser o momento de começar a pensar e organização tributária. Muitas empresas atualmente acabam sofrendo com a alta carga tributária deste país, e por vezes, acabam até mesmo suportando tributos que não deveriam ser tributados para o modelo de negócio que exerce ou que possui créditos tributários a serem recuperados e/ou compensados.

Pensar em um Planejamento Tributário para sua empresa, neste momento, é estratégia adequada para se preparar para o pós-pandemia e iniciar a retomada do crescimento de seu negócio sem passivos tributários e com uma carga tributária justa e adequada ao seu modelo de negócio.

Para este ponto, o ideal é valer-se de uma assessoria jurídica especializada que, após uma auditória interna poderá orientar quais estratégias a serem tomadas para um correto planejamento tributário, bem como as ações que devem ser realizadas para recuperação de créditos tributário e compensação.

Recentemente o Governo sancionou a Lei 13.988/2020 que trata do Contribuinte Legal, sendo estruturada a forma adequada para o parcelamento de dívidas tributárias de pessoas físicas e jurídicas.

Fizemos um artigo sobre a referida Lei onde traçamos os seus principais pontos para uma melhor compreensão do empresário. Vale a pena conferir clicando aqui.

5. Compliance Trabalhista

A implementação de um sistema de Compliance Trabalhista também auxiliará o empresário quanto à manutenção e redução de eventuais prejuízos com aumento de passivo (dívidas) trabalhistas.

Em linhas gerais, pois o tema é extenso e será objeto de artigo específico, o compliance trabalhista nada mais é que a gestão do Direito Coletivo e Individual do Trabalho. Trata-se de organizar a empresa para que possa estar em total conformidade com a Legislação Trabalhista, bem como a criação de condutas internas que evitem ou minimize qualquer conflito no ambiente de trabalho, contribuindo para a saúde financeira da empresa.

O problema exige o engajamento de todos da empresa, pois visa a construção de um ambiente de trabalho adequado, moral e legal que não só contribuirá com o crescimento da empresa, como também na redução de passivos trabalhistas com Reclamações Trabalhistas e multas administrativas.

Conclusão

O momento que todos estamos vivendo é ímpar e, não existe fórmulas mágicas e nem um caminho fácil para que possamos superar este momento de crise. Mas sabemos que com esforço e dedicação podemos criar alternativas e reorganizar nossos negócios para que em um futuro, bem próximo, possamos retomar o crescimento.

Estes 5 passos poderão ser de grande valia para você empresário que neste momento precisa tanto de uma direção para conduzir sua empresa, e entendemos que são essenciais para que possa garantir a manutenção de seu negócio e prepara-lo para a retomada do crescimento.

Os cinco passos que ofertamos aqui, quais sejam: 1. A relação de seus Negócios e seus Contratos; 2. Reorganização da forma de vender; 3. Assessoria Jurídica Especializada; 4. Organização Tributária; e, 5. Compliance Trabalhista, são atos que podem lhe auxiliar na tomada de decisão que garantirá a manutenção de seu negócio, mas precisa de engajamento e comprometimento, pois não são fórmulas mágicas mas condutas proativas que ajudarão no enfrentamento da crise.

O momento de crise também pode tornar-se um propulsor para novos negócios ou o combustível necessário para a reorganização de sua empresa, tornando-o mais rentável e exponencial. Na crise, podemos também enxergar grandes oportunidades.

Não se esqueça da importância de uma assessoria jurídica especializada para auxilia-lo na tomada correta de decisão, garantindo a legalidade em seus atos e evitando passivos para sua empresa.

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  • Sobre o autorAdvogado com atuação em Direito Empresarial, Trabalhista Patronal e Tributário.
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