Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Apontamentos: Ação Popular

A existência de lesividade ao patrimônio público é requisito essencial para a propositura da ação popular?

Publicado por Renata Rocha
há 9 anos

A existência de lesividade ao patrimônio público é requisito essencial para a propositura da ação popular?

Apontamentos Ao Popular

De acordo com entendimento reafirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a propositura de ação popular independe de comprovação de prejuízo aos cofres públicos. (O Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 824781 teve repercussão geral reconhecida).

APONTAMENTOS:

Podcast: https://www.youtube.com/embed/ukcUvydNyWo

  • Previsão Constitucional: Art. 5º, “LXXIII – qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, aomeio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência”;
  • Só é cabível para defender direitos DIFUSOS;
  • Prazo PRESCRICIONAL (art. 21 da Lei 4.717/1965)= 5 anos. Ressalva = será IMPRESCRITÍVEL na hipótese de ressarcimento ao erário (art. 37, § 5º, da CF);
  • A ação popular possui natureza CÍVEL, por isso, quando proposta contra Presidente, a competência para julgamento NÃO será do STF. Não existe foro especial por prerrogativa de função nesta ação, sendo sempre processada nojuízo de primeiro grau.
  • Somente o CIDADÃO possui legitimidade ativa para propor ação popular (CF, art. , LXXIII), devendo constituir advogado para tanto. A qualidade de cidadão será comprovada por meio da juntada de título de eleitor. Qualquer cidadão pode habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular (Lei 4.717/1965, art. , § 5º), assim como poderá recorrer das decisões proferidas em seu desfavor.
  • A sentença de improcedência é DECLARATÓRIA, só resultando em condenação ao pagamento de custas judiciais e do ônus da sucumbência se comprovada má-fé do autor. Mesmo sendo julgada improcedente, poderá ser proposta outra ação popular com idêntico fundamento, desde que seja apresentada nova prova.
  • Somente no caso de desistência da ação, o Ministério Público, desde que presente o interesse público, poderá dar prosseguimento ao feito. Apesar de não ter legitimidade para ação popular, o MP poderá propor ação rescisória referente ao decidido nesta ação (desde que atendidos os requisitos do art. 485 do CPC);
  • A ação deverá ser ajuizada contra todas as pessoas responsáveis pela ação ou omissão que deu ensejo à ação popular, impondo-se litisconsórcio passivo necessário.

Jurisprudência – STF:

  • “Não é da competência originária do STF conhecer de ações populares, ainda que o réu seja autoridade que tenha na Corte o seu foro por prerrogativa de função para os processos previstos na Constituição”.
  • “Considerando a potencialidade do conflito federativo estabelecido entre a União e Estado-membro, emerge a competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar a ação popular, a teor do que dispõe o art. 102, I, f, da Constituição.”
  • A existência de lesividade ao patrimônio público é requisito essencial para a propositura da ação popular? De acordo com entendimento reafirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a propositura de ação popular independe de comprovação de prejuízo aos cofres públicos. (O Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 824781 teve repercussão geral reconhecida).

  • SÚMULA 101: O mandado de segurança não substitui a ação popular.
  • SÚMULA 365: Pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular.
  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações13
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações4703
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/apontamentos-acao-popular/234332650

Informações relacionadas

Juris Aprendiz, Estudante
Artigoshá 7 anos

Ação Popular, (Conceito, Finalidade, Objeto, Legitimação e Competência)

Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação Popular

Artigoshá 7 anos

Ação Popular, Mandado de Segurança Coletivo e Ação Civil Pública

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual o conceito de capacidade postulatória no Processo Civil? - Simone Brandão

Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
Artigoshá 2 anos

Renúncia - Como o advogado deve renunciar ao processo evitando problemas com o cliente e a OAB.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)