Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA FOJEBRA E FENASSOJAF

    - A atuação estratégica da Fojebra no intuito de melhorar as condições de trabalho e salário dos oficiais de justiça do Brasil deverá se dar em conjunto com a nossa co-irmã Fenassojaf, com o engajamento de todas as entidades nos estados, mesmo naqueles em que ainda não há entidades filiadas.

    Se não bastassem as demandas pelas quais passamos com o estado surge mais uma no horizonte e que já atingiram alguns estados de nossa federação, qual seja a extinção do cargo e não da função do oficial de justiça.

    Nunca é tarde para lembrar que já mantemos com o estado as querelas:

    - APOSENTADseguintes ORIA ESPECIAL;

    - ISONOMIA COM OS FEDERAIS;

    - RISCO DE VIDA;

    - ISENÇÃO DE IPI, ICMS e IPVA;

    - PORTE DE ARMA;

    - GRATIFICAÇÃO DE ATIVIDADE EXTERNA;

    - REPOSIÇÃO SALARIAL AUTOMÁTICA;

    - LEI ORGÂNICA;

    - VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL;

    - USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL;

    - CARREIRA JURÍDICA;

    - DIGNIDADE;

    - CRIAÇÃO DE CARGOS ESPECÍFICOS NA JUSTIÇA ELEITORAL;

    - PLANTÃO REMUNERADO;

    - REGULAMENTAÇÃO DO DIREITO DE GREVE;

    - PLANO DE CARREIRA NACIONAL;

    - AUTONOMIA NO EXERCÍCIO DOS ATOS PRÓPRIOS;

    - SEGURANÇA;

    - INDENIZAÇÃO DE TRANSPORTE CONDIZENTE;

    - DESENVOLVIMENTO DE ESCOLAS PARA A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO;

    - RECONHECIMENTO;

    - ISENÇÃO DE PEDÁGIO E LIVRE ESTACIONAMENTO;

    - PLANO DE BENEFÍCIOS - SEGURO DE VIDA E SAÚDE;

    - PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO;

    - ACESSO A FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS.

    A extinção do cargo do oficial de justiça, digo e repito, se traduz em um movimento político por parte dos tribunais e até mesmo de entidades representativas de servidores públicos que não querem ver o fortalecimento da classe dos oficiais de justiça no Brasil, afrontando nossa Constituição Federal.

    É óbvio que com o fortalecimento haverá uma perda de receita e principalmente política nas lutas dos servidores públicos no Brasil.

    Destaco abaixo artigos de nossa CF/88 que tratam da extinção de cargos públicos no Brasil, exceto aqueles que se referem à Câmara, Senado e Ministério Público:

    O artigo 48 da CF/88 diz que cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    X - criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b; .

    O artigo 84, VI, b nos ensina que compete privativamente ao Presidente da República: VI - dispor, mediante decreto, sobre:

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

    O artigo 96 diz que compete privativamente:

    II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos (Redação da EC nº 32, 11.09.2001) Tribunais de Justiça propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169:

    b) a criação e a extinção de cargos e a remuner (Redação da EC nº 32, 11.09.2001) ação dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinc (Incluída pela EC nº 32, 11.09.2001) ulados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juízes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver;

    O artigo 169 nos diz:

    "A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.

    Essa lei é hoje denominada de LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal , que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fisc (Redação da EC nº 41/19.12.2003-DOU 31.12.2003) al.

    O artigo 23 da citada lei diz: Se a despesa total com pessoal, do Poder ou órgão referido no art. 20, ultrapassar os limites definidos no mesmo artigo, sem prejuízo das medidas previstas no art. 22, o percentual excedente terá de ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro, adotando-se, entre outras, as providências previstas nos §§ 3o e 4o do art. 169 da Constituição. § 1o No caso do inciso Ido § 3o do art. 169 da Constituição, o objetivo poderá ser alcançado tanto pela extinção de cargos e funções quanto pela redução dos valores a eles atribuídos.

    O parágrafo 3º do artigo 169 da CF/88 diz: Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotarão as seguintes providências: I - redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança; II - exoneração dos servidores não estáveis. § 6º - O cargo objeto da redução prevista nos parágrafos anteriores será considerado extinto, vedada a criação de cargo, emprego ou função com atribuições iguais ou assemelhadas pelo prazo de quatro anos.

    Pelo exposto podemos concluir que a extinção de cargos públicos no Brasil e especificamente no que se refere aqueles vinculados aos tribunais de justiça só pode se dar acaso o número de cargos existentes venha a agredir a Lei 101/2000, o que não é o caso. O primeiro passo não é a extinção, mas sim a diminuição no número de cargos comissionados e funções de confiança. O segundo passo é a exoneração de servidores não estáveis e o terceiro seria a extinção decorrente da redução, proibida a criação de cargo, emprego ou função com atribuições iguais ou assemelhadas pelo prazo de quatro anos, o que não foi o caso dos estados onde foi promovida a extinção do cargo de oficial de justiça.

    Portanto está ai um bom prato feito para iniciarmos essa demanda contra a administração pública que contrária a lei insiste em extinguir os oficiais de justiça no Brasil.

    Francisco José bezerra de AQUINO

    Vice-Presidente da AOJERN/SOJERN

    • Publicações313
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-estrategica-da-fojebra-e-fenassojaf/2394328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)