Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Filhos de mulheres vítimas do crime de feminicídio agora têm direito à pensão especial

há 5 meses

É frequente notícias em telejornais e em redes sociais a trágica informação de mulheres que foram vítimas de feminicídio de forma nefasta trazendo um sentimento de descontentamento e de pesar em relação aos familiares que vivenciaram esse tipo de situação.

De acordo com anuário brasileiro de segurança pública de 2023 o crime de feminicídio cresceu 6,1% no ano de 2022 isso equivale a 1.437 mulheres foram mortas em razão da sua condição de ser do sexo feminino.

Em 31 de outubro de 2023 foi sancionada a lei nº 14.717 que garante o direito a pensão especial para filhos e dependentes de mulheres que foram vítimas e estão órfãos em razão do crime de feminicídio.

O crime de feminicídio está previsto no artigo 121, parágrafo 2 e inciso VI do código penal.

Para ter direito a esse benefício de prestação continuada (BPC) é necessário ser menor de 18 anos e ter uma renda per capita mensal familiar igual ou inferior a ¼ do salário-mínimo (R$ 355, 25).

O valor do auxílio será de 1 salário-mínimo que será pago ao conjunto dos filhos ou dependentes na data em que ocorreu o óbito da mãe, vítima de feminicídio. O benefício será concedido até os menores completar 18 anos de idade.

  • Conforme a lei nº 14.717, de 31 de outubro de 2023 o BPC também será concedido para aquelas crianças e adolescentes menores de 18 anos no qual o feminicídio de suas mães ocorreram antes da publicação desta lei.

Faça valer a justiça! Entre em contato com um advogado (a) especializado para orientações e descubra como podemos assegurar os direitos dos filhos de vítimas de feminicídio à pensão especial. Não perca tempo, proteja os direitos dessas crianças agora!

  • Dra. Flavianny está pronta para ouvir você!
  • Ligue para 62984699405 ou envie um e-mail para flaviannyadv2018@gmail.com e agende sua consulta. Não deixe suas dúvidas sem resposta, fale com uma especialista em direito agora mesmo.
  • Gostou do que leu? CURTI o artigo e me siga aqui no Jusbrasil para obter mais insights valiosos.
  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações21
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filhos-de-mulheres-vitimas-do-crime-de-feminicidio-agora-tem-direito-a-pensao-especial/2050779440

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 meses

Justiça: Vítima de golpe virtual tem empréstimo anulado

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Notíciashá 6 meses

Empresa indenizará por não conceder licença a mulher que sofreu aborto

Lei que permite a teleperícia no INSS é sancionada

Vitor Oliveira, Advogado
Notíciashá 5 meses

Trabalhadores do comércio, não precisarão mais trabalhar nos domingos e feriados?

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 5 meses

Citação por WhatsApp pode ser validada se alcançar seu objetivo, reafirma STJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)