Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Grupo de 22 gatos entra na Justiça contra condomínio que quer impedir presença de animais

Publicado por DR. ADEvogado
há 3 anos


Um grupo de 22 gatos entrou na Justiça contra um condomínio de João Pessoa que tenta impedir a presença dos bichos no local. Os autores da ação são os próprios animais, assistidos judicialmente pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas.

Todos os 22 gatos do condomínio assinam a ação: Mãe de Todos, Mostarda, Pretinha, Escaminha, Bubuda, Guerreiro, Wesley, Pérola, Medroso, Juliete, Assustado, Preta, Atleta, Aparecido, Rainha, Esposo, Doida, Branca, Oncinha, Maria-Flor, Matuto e Sol.

Os gatos vivem no condomínio há muitos anos, antes inclusive da presença dos próprios moradores. As pessoas que residem no local colocam água, comida e levam os animais a médicos veterinários quando necessário. No entanto, a administração do condomínio passou a notificar os moradores para que não cuidem mais dos bichos.


De acordo com o o coordenador do Núcleo de Justiça Animal Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Francisco Garcia, o Código de Direito e Bem Estar Animal da Paraíba estabelece que os condomínios sejam responsáveis pela guarda de animais abandonados nos prédios.

Nomes dos gatos autores da ação na Justiça — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

"Quando animais são abandonados nos prédios dos condomínios, eles ficam responsáveis pela guarda e pelo bem estar dos animais. Tem que alimentar, matar a sede, levar ao médico veterinário quando necessário e controlar a população pra que evite a procriação dentro do espaço", explica.

Relatos dos moradores constam na petição cujos autores são os próprios gatos — Foto: Reprodução

Representantes do Núcleo de Justiça Animal da UFPB, o Conselho Administrativo e o síndico do condomínio se reuniram em maio para tentar chegar a um acordo, mas sem sucesso. Os moradores relatam que a quantidade de notificações aumentou e o caso foi parar na Justiça.


A ação cita que todos os gatos são castrados (com exceção de um que ainda não tem idade), vermifugados e regularmente tomam vitaminas. O documento também mostra imagens de alguns dos gatos recorrendo ao lixo após o condomínio proibir moradores de alimentarem os animais.

Ação mostra imagens de alguns dos gatos recorrendo ao lixo após o condomínio proibir moradores de alimentarem os animais — Foto: Reprodução

"Ingressamos com uma ação de indenização por danos morais individuais e coletivos, e também com pedido de liminar envolvendo obrigações de não fazer, com por exemplo, para o síndico não obrigar que as pessoas não forneçam alimentos aos bichos", conclui o advogado.

Veja o vídeo da matéria na íntegra, aqui

(Por Hebert Araújo, TV Cabo Branco / Fonte: g1.globo.com)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

30 Mil Petições - Os melhores Modelos de Petições Atualizados 2021 e prontos para edição!

Petições Imobiliárias 2021 - Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição!

O Melhor e mais Completo Material sobre a Nova Revisão do FGTS 2021 - Atualizado!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações682
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-de-22-gatos-entra-na-justica-contra-condominio-que-quer-impedir-presenca-de-animais/1261109422

Informações relacionadas

Notíciashá 5 anos

Condomínio é condenado a pagar indenização por queda de elevador no Rio de Janeiro

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-67.2017.8.13.0245 MG

Leonardo Gominho, Advogado
Artigoshá 7 anos

A tutela penal decorrente de maus tratos contra animais

Síndica processa morador após receber meme em grupo do condomínio no WhatsApp

Dr. Antônio Eduardo Senna Martins, Advogado
Notíciashá 7 meses

Responsabilidade do Condomínio por Obras que Causaram Infiltrações em Imóvel

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Essa é uma causa que faria de forma gratuíta, mania desses que administram condomínio quererem interferir se o morador da ou não comida, umas pessoas sem discernimento médio, totalmente doutrinados em autoritarismo, muito bem essa ong! continuar lendo

Gostaria muito de ver o desfecho dessa ação... e ai de quem tentasse me proibir de alimentar animais, é cada uma viu continuar lendo

Mandei um email,sob um restabelecimento de sociedade conjugal e não recebi resposta continuar lendo