Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Incide a qualificadora do motivo torpe em relação ao mandante de homicídio mercenário? Como entende o STJ?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

Incide a qualificadora do motivo torpe em relao ao mandante de homicdio mercenrio Como entende o STJ

O homicídio qualificado pela paga ou promessa de recompensa é chamada pela doutrina de “homicídio mercenário” ou “por mandato remunerado”.

Ressalta-se que o objetivo do legislador foi o de punir mais gravosamente a pessoa que comete o delito pela "cupidez, isto é, pela ambição desmedida, pelo desejo imoderado de riquezas.

Será que sempre que um homicídio for praticado mediante paga ou promessa de recompensa, a qualificadora do inciso I do § 2º do art. 121 do CP deverá ser aplicada automaticamente tanto para o executor como para o mandante.

O que decidiu o STJ? 

Esquematizarei a decisão do STJ da seguinte maneira:

  • " A paga ou a promessa de recompensa "é uma circunstância acidental do delito de homicídio, de caráter pessoal e, portanto, incomunicável automaticamente aos coautores do homicídio. 
  • No entanto, não há proibição de que esta circunstância se comunique entre o mandante e o executor do crime, caso o motivo que levou o mandante a encomendar a morte tenha sido torpe, desprezível ou repugnante.
  • Em outras palavras, o mandante poderá responder pelo inciso Ido § 2º do art. 121 do CP, desde que a sua motivação, ou seja, o que o levou a encomendar a morte da vítima seja algo torpe. Ex: encomendou a morte para ficar com a herança da vítima.
  • Por outro lado, o mandante, mesmo tendo encomendado a morte, não responderá pela qualificadora caso fique demonstrado que sua motivação não era torpe. Ex: homem que contrata pistoleiro para matar o estuprador de sua filha. Neste caso, o executor responderá por homicídio qualificado (art. 121, § 2º, I) e o mandante por homicídio simples, podendo até mesmo ser beneficiado com o privilégio do § 1º do art. 121 do CP.

Resumindo: O reconhecimento da qualificadora da" paga ou promessa de recompensa "(inciso I do § 2º do art. 121) em relação ao executor do crime de homicídio mercenário não qualifica automaticamente o delito em relação ao mandante, nada obstante este possa incidir no referido dispositivo caso o motivo que o tenha levado a empreitar o óbito alheio seja torpe. STJ. 6ª Turma. REsp 1.209.852-PR, Rel. Min. Rogerio Schietti Cruz, julgado em 15/12/2015 (Info 575).

  • COM motivo do crime torpe -> incide a qualificadora da" paga ou promessa de recompensa "(inciso I do § 2º do art. 121) para o mandante.
  • SEM motivo torpe -> NÃO incide a qualificadora da" paga ou promessa de recompensa " (inciso I do § 2º do art. 121) para o mandante.
  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores764
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24091
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/incide-a-qualificadora-do-motivo-torpe-em-relacao-ao-mandante-de-homicidio-mercenario-como-entende-o-stj/312692817

Informações relacionadas

Genesis Honorato, Advogado
Artigoshá 2 anos

[STJ] Divergência na Jurisprudência: O mandante do homicídio também responde por homicídio qualificado por motivo torpe no caso de paga ou promessa de recompensa?

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

É indispensável a presença do advogado no acordo de alimentos?

Advogado Criminalista - Apelação Roubo

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

O mandante não é autor pela teoria do domínio do fato

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ: a qualificadora da paga não é aplicável aos mandantes do homicídio, porque o pagamento é, para eles, a conduta que os integra no concurso de pessoas.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

No tocante ao homicídio mercenário, o “mandante” será alcançado pela causa de
qualificação? continuar lendo

O texto é justamento sobre ele, é um motivo torpe. continuar lendo

Simplesmente, ótimo. continuar lendo

Ótima explicação !
Parabens ! continuar lendo