Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Revertida justa causa aplicada a empregado condenado cuja sentença criminal não havia transitado em julgado no momento da rescisão

A justa causa é a ultima alternativa para a rescisão do contrato de trabalho

Publicado por Gabriel Pacheco
há 3 anos

   A 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) manteve sentença que reverteu a dispensa por justa causa aplicada a um empregado que foi condenado em processo criminal e estava preso, mas cuja ação ainda não havia transitado em julgado no momento da rescisão do contrato.

   A decisão de primeira instância foi proferida pela juíza Marilene Sobrosa Friedl, da 1ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul. Cabe recurso do acórdão da 8ª Turma ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

   A base da justa causa foi o artigo 482, alínea d, da CLT, segundo o qual, uma das hipóteses de dispensa motivada, é a "condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não haja suspensão da execução da pena". Diante disso, o empregado ajuizou ação na Justiça do Trabalho para tentar reverter a justa causa.

   Ao julgar o caso, a juíza Marilene Sobrosa Friedl destacou o fato de a empresa ter dispensado o autor somente após transcorridos seis meses da prisão. Em sua visão, "essa tolerância impede que venha invocar, depois de longo período, a existência de justo motivo para a rescisão". Assim, a magistrada decidiu reverter a dispensa por justa causa em dispensa imotivada, e determinou que fossem pagas as verbas trabalhistas a que o empregado tinha direito e que se referem a esse tipo de rescisão contratual.

   A empresa apresentou recurso da sentença ao TRT-RS, sob o argumento de que não poderia ter dispensado o empregado antes, porque a ação criminal não havia transitado em julgado.

Notícia veiculada pelo site do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, para acesso ao site clique aqui.

Gabriel Pacheco - OAB/GO 57.547

______________________________________________________   Para você que quer ser aprovado no Exame da Ordem, preparei uma ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO focado na prova de 1º fase da OAB.

   Essa estratégia já foi validada por diversos candidatos.

   Eu te mostro como usar o mínimo de esforço para alcançar o máximo de resultado na prova da OAB.

   Para conhecer a PREPARAÇÃO PARA OAB EM APENAS 1 MÊS, basta clicar aqui e realizar o seu sonho de ser aprovado no Exame da Ordem.

ACESSE - https://gabrielpacheco-adv.kpages.online/estratgiadepreparacao


  • Sobre o autorAdvogado especialista em Direito do Trabalho
  • Publicações319
  • Seguidores78
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações301
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revertida-justa-causa-aplicada-a-empregado-condenado-cuja-sentenca-criminal-nao-havia-transitado-em-julgado-no-momento-da-rescisao/1236914743

Informações relacionadas

Luciano de Macedo Carvalho, Advogado
Modeloshá 4 anos

Reclamação Trabalhista Pedido De Reversão De Justa Causa Para Sem Justa Causa

Uorlei Lima Silva, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Instrumento Particular de Doação de Bem Imóvel com Reserva de Usufruto

Modeloshá 5 anos

Modelo petição inicial de ação previdenciária de restabelecimento de auxílio-doença c/c pedido de antecipação de tutela

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário Trabalhista: RO XXXXX20195010207 RJ

Tatiane Melo, Advogado
Artigoshá 2 anos

Condenação criminal pode gerar a dispensa do empregado por justa causa?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)