Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Se não houver prisão especial, advogado vai para sela comum.

    Publicado por Correio Forense
    há 20 anos

    Na falta de prisão especial, advogado pode ser recolhido a prisão comum. Esse foi o entendimento da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao declarar que no caso de inexistência dessa especialidade, o advogado pode ser recolhido em prisão comum, com a ressalva de ser em dependência reservada e separada dos outros presos.

    O juízo nasceu do caso do advogado R.S., que pedia o reconhecimento de seu direito a prisão domiciliar. O STJ negou o pedido, de forma que o advogado continua preso em cela comum.

    O advogado preso é suspeito de ter praticado crimes previstos nos artigos 148, 121, parágrafo 2º, incisos I, IV e V, e o artigo 211 com o artigo 62, inciso I, todos do Código Penal. Diante da denúncia, foi preso (em caráter preventivo), na Cadeia Pública da cidade de Peçanha (MG), em uma cela isolada dos demais presos.

    Especial

    O direito do advogado à prisão na sala do Estado-Maior e, na sua falta, à prisão domiciliar, agora, “fica circunscrito à garantia do recolhimento individualizado em local distinto da prisão comum”, declarou o relator, ministro Gilson Dipp. No caso de não existir um local específico (Sala do Estado-Maior), estar separado dos demais presos já é suficiente.

    O ministro relator destaca também que “antes mesmo do advento da Lei 10.258/01, a jurisprudência já se consolidava no sentido de que a eleição de sala do Estado-Maior das Forças Armadas para a custódia provisória só ocorre quando possível e não obrigatoriamente, reconhecendo-se a idoneidade de outro local, desde que diverso do ambiente de outros presos”.

    Fonte: Revista Consultor Jurídico

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações571
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/se-nao-houver-prisao-especial-advogado-vai-para-sela-comum/297497968

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 4 anos

    Advogado que ficou preso em cela comum será indenizado pelo Estado, decide TJ

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 18 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECLAMAÇÃO: Rcl 4535 ES

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Execução da pena, sala de Estado Maior e prerrogativas da Advocacia

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigoshá 10 meses

    Advogado Especialista em Processar Casa de Apostas

    Leandra Vieira, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Ação de Registro Tardio de Óbito

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)