Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

STF diz que pessoas com mais de 70 anos podem casar sem regime de separação de bens

há 3 meses

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a aplicação do regime de separação de bens em casamento ou união estável de pessoas com mais de 70 anos pode ser afastada caso haja manifestação de vontade por escritura pública. A Corte discutia a validade da obrigatoriedade imposta pelo Código Civil.

"Nos casamentos e uniões estáveis envolvendo pessoa maior de 70 anos, o regime de separação de bens previsto no art. 1.641, II, do Código Civil, pode ser afastado por expressa manifestação de vontade das partes por escritura pública", definiu o STF. A tese foi proposta pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que é o relator do processo que discutia o assunto.

O caso tem repercussão geral reconhecida, ou seja, uma eventual decisão do Supremo valerá para todos os outros tribunais do país. A tese que afastou a imposição da separação de bens para o casamento de pessoas com mais de 70 anos foi aprovada por todos os ministros.

– Amar a gente pode sempre – disse a ministra Cármen Lúcia, que completou: – Não há herança de pessoa viva a não ser nos valores e exemplos que pai e mãe podem deixar.

Para Cármen Lúcia, a solução encontrada pelo Supremo, que mantém a regra do Código Civil, mas permite a sua flexibilização, prestigia a vontade do Congresso Nacional ao mesmo tempo em que possibilita uma exceção.

No caso em julgamento, a companheira de um homem com quem constituiu união estável quando ele tinha mais de 70 anos conseguiu, na primeira instância, o direito de fazer parte do inventário e entrar na partilha dos bens juntamente com os filhos do falecido.

Porém, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), com base no dispositivo do Código Civil, aplicou à união estável o regime da separação de bens, por entender que a intenção da lei é proteger a pessoa idosa e seus herdeiros de eventual casamento por interesse.

No STF, a companheira pretendia que fosse reconhecida a inconstitucionalidade do dispositivo do Código Civil e aplicada à sua união estável o regime geral da comunhão parcial de bens. Até agora, já ocorreram as sustentações orais das partes interessadas, conforme a nova dinâmica das sessões plenárias.

Em colaboração O globo

Ficou com dúvida? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.

Me siga nas redes sociais para mais artigos como esse.

Instagram: @felixbrito_adv

LinkedIn: Félix Brito dos Santos Neto

Jusbrasil: Félix Brito Artigos

WhatsApp: (11) 95382-9819

Site: felixbritoadvogado.com.br

FONTE

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/02/01/stf-diz-que-pessoas-com-mais-de-70-anos-podem-cas...

  • Sobre o autorAjudando você com seus direitos.
  • Publicações78
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-diz-que-pessoas-com-mais-de-70-anos-podem-casar-sem-regime-de-separacao-de-bens/2158543665

Informações relacionadas

Felix Brito dos Santos Neto, Advogado
Notíciashá 5 meses

Turma do STF derruba vínculo de emprego entre motorista e aplicativo

Priscila Calisto, Advogado
Notíciashá 3 meses

Separação de bens em casamento de pessoas acima de 70 anos não é obrigatória, decide STF.

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 3 meses

Separação de bens em casamento de pessoas acima de 70 anos não é obrigatória

É possível alterar o regime de bens durante o casamento ou a união estável? Como fazer?

Jussara Amorim, Advogado
Notíciashá 3 meses

STF discutirá decisão a respeito da existência de vínculo de emprego entre motoristas e aplicativos como Rappi, Ifood e Uber.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)