Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

TJ-SP: O ônus da prova em caso de impugnação da autenticidade de documento é daquele que o produziu

Publicado por Felipe Ricacho
há 2 anos


O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo analisou questão referente à produção de prova pericial, em relação de consumo, tratando-se especificamente da produção de prova grafotécnica visando à impugnação de determinado contrato bancário.

Trata-se de agravo de instrumento submetido à 37ª Câmara de Direito Privado. Em linhas gerais, consignou-se que havendo impugnação da autenticidade do documento o ônus probatório será daquele que o produziu. Portanto, eventuais honorários periciais deverão ser custeados pela parte demandada.

No caso concreto, questionou-se a autenticidade da assinatura em contrato bancário, o feito foi saneado e inverteu-se o ônus da prova, motivo pelo qual a decisão foi questionado por meio de agravo de instrumento, conforme previsão no art. 1.015, XI, CPC.

A instituição financeira, portanto, terá o ônus de provar a veracidade do documento impugnado - no caso, contrato bancário -, conforme disciplina o art. 429, CPC, que prevê:

Art. 429. Incumbe o ônus da prova quando:
II - se tratar de impugnação da autenticidade, à parte que produziu o documento.

O Superior Tribunal de Justiça, em sede de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, firmou a seguinte tese que corrobora o julgado: "Na hipótese em que o consumidor/autor impugnar a autenticidade da assinatura constante em contrato bancário juntado ao processo pela instituição financeira, caberá a esta o ônus de provar a sua autenticidade ( CPC, arts. , 368 e 429, II)"

Ante o exposto, à luz do TJ-SP e do STJ, caberá à instituição financeira provar a autenticidade do documento, inverte-se o ônus da prova em favor do consumidor, e eventuais honorários deverão ser custeados pela instituição financeira que figure no polo passivo.

Fontes: Agravo de instrumento: 2037482-79.2022.8.26.0000 e Recurso Especial: n.º 1.846.649/MA

  • Publicações6
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações235
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-o-onus-da-prova-em-caso-de-impugnacao-da-autenticidade-de-documento-e-daquele-que-o-produziu/1569631381

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Apelação (CPC): XXXXX-21.2018.8.09.0051

Petição Inicial - TJSP - Ação Requerentes é Possuidor de uma Cota de Consorcio Junto da Segunda Requerida, qual seja - Procedimento Comum Cível - contra Agape Promoção de Vendas EIRELI e Multimarcas Administradora de Consórcios

Felipe Ricacho, Advogado
Notíciashá 2 anos

TJ-SP: cláusula que condiciona a prévia quitação do financiamento para o pagamento da indenização é abusiva

Felipe Ricacho, Advogado
Artigoshá 2 anos

O vício redibitório em face do princípio da transparência

Felipe Ricacho, Advogado
Artigoshá 2 anos

A Cláusula Penal à Luz da Jurisprudência

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)