Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Acumula função ou trabalha no que não foi contratado? 5 orientações para o empregado CLT

há 4 anos

A CLT tem cerca de 900 artigos (e nem vou contar os incisos). Todo esse monte de informação fala sobre os direitos trabalhistas do empregado.

Entretanto, não existe um único artigo na CLT que regulamente o acúmulo e desvio de função na relação de emprego.

Se você é empregado, é muito importante que compreenda os principais fatos sobre o acúmulo/desvio de função, para que possa identificar a situação e tomar a melhor decisão.

Neste artigo, separei os 5 fatos que irão te proporcionar o conhecimento necessário para não ser explorado na sua relação de emprego.

Antes de qualquer coisa...

A diferença entre acúmulo e desvio de função é simplesmente que:

O acúmulo de função ocorre quando o empregado começa a exercer, ao mesmo tempo, uma função diferente da qual foi contratado. Por exemplo, quando algum funcionário da empresa é dispensado e suas atividades são repassadas a um empregado que exerce outra função.

Já o desvio de função acontece quando o empregado passa a exercer outra função, com maior responsabilidade e remuneração, mas permanece com os vencimentos inalterados.

1) Sempre vale o que está no contrato!

O contrato trabalhista é documento formal da relação de emprego. É neste contrato que patrão e empregado concordam com as condições do trabalho a ser exercido, como atividades, local, remuneração, jornada, etc (art. 468/CLT).

É muito importante que você saiba que todo contrato de trabalho é bilateral, ou seja, ambas as partes (empregador e empregado) tem que concordar com os termos.

Logo, se o acúmulo ou desvio de função são impostos ao empregado, sem nenhuma alteração na carteira de trabalho, temos uma irregularidade na relação trabalhista, pois, o que vale é o que está no contrato.

2) Acumulei função, tenho direito ao aumento do salário?

No escritório havia um cliente que trabalhava como auxiliar administrativo numa transportadora, mas, toda vez que chegava um caminhão na área de despache ele tinha que, literalmente, largar o que estava fazendo e ir correndo ajudar no descarregamento.

O caso foi enquadrado como evidente acúmulo de função.

Todo trabalho exige uma contraprestação salarial. Se o empregado foi contratado para uma função, mas depois foi exigida que fizesse uma função a mais, como no caso citado, é devido o pagamento de um “plus“ (acréscimo) salarial pelo trabalho excedente.

Apesar de não existir previsão legal sobre o direito de recebimento desse plus salarial pelo empregado exercer mais de uma função, os tribunais têm condenado as empresas ao pagamento adicional pelo exercício da função além da contratada

Nessas decisões, tem sido utilizado, por analogia, o disposto no art. 15 da Lei 6.615/78, que trata especificamente do radialista, o qual atribui o adicional de 40% sobre o salário em caso de acúmulo de função.

3) Pagamento por acúmulo de função "por fora", pode?

Num outro caso, uma cliente, também auxiliar administrativa, após trabalhar anos num condomínio, foi designada também para turnos na portaria do prédio, que aceitou apenas por medo de ficar desempregada.

Após longo tempo acumulando duas funções, tomou coragem e pediu um aumento ao patrão. Entretanto, o que teve foi um aumento de R$ 200,00, “por fora”, isto é, sem nenhuma anotação na carteira de trabalho.

Esse tipo de pagamento é irregular, uma vez que vai contra as normas da CLT.

Toda alteração no contrato de trabalho deve ser anotada formalmente. Tal anotação é muito importante, uma vez que é a única garantia de que o empregado receberá suas verbas rescisórias, previdenciárias e fundiárias devidamente quando sair do emprego.

4) Desvio de função: Quando o empregador enriquece ilicitamente

Quando o empregado é utilizado em serviço completamente diferente do qual foi contratado, no qual é exigido qualificação superior e com salário mais alto, ocorre o desvio de função.

Mas, quando além disso, o empregador não paga a remuneração correspondente ao empregado, ocorre o enriquecimento ilícito por parte do empregador.

Por exemplo, o empregado foi contratado para ser vendedor, mas após inciar no emprego é designado para as atividades relacionadas ao departamento pessoal, na função de Analista de Administração, função esta hierarquicamente superior, com responsabilidades e remuneração mais alta.

Entretanto, mesmo exercendo função de maior nível, o funcionário é pago pelo salário menor, aquele de vendedor.

Neste caso, sendo pago salário inferior ao empregado é como se o empregador tomasse para si a remuneração devida, enriquecendo ilicitamente.

Além disso, vale acrescentar, não é indispensável que o desvio de função seja apenas quanto a um serviço completamente diferente.

Por exemplo, neste ano, tive a ótima notícia, por meio de decisão judicial, de uma cliente que teve a reclamação de desvio de função julgada procedente.

No caso, a empregada ocupava o cargo de auxiliar de enfermagem em um hospital. Entretanto, durante vários anos, exerceu o cargo de técnico de enfermagem, que tem remuneração mais alta.

(Veja, são cargos com atribuições muito parecidas)

Contudo, durante todo o período de emprego, a empregada sempre recebeu o salário menor que constava na CTPS, como auxiliar, mas sempre trabalhou como técnica.

No final, o Tribunal Regional Federal do Paraná condenou o empregador ao pagamento das diferenças entre os vencimentos dos cargos de Técnico e Auxiliar de enfermagem, acrescido de juros e correção monetária.

5) Quem tem o dever de provar no processo?

Ao ingressar com uma reclamação trabalhista, a obrigação de provar que trabalhava sob desvio/acúmulo de função é do empregado, nos termos do 818 da CLT e artigo 333 do CPC.

É importante que o funcionário junte provas concretas no processo, como áudios, documentos e, sempre recomendável, arrole testemunhas para comprovar os fatos.

Entretanto, caso o empregador venha a negar a versão do empregado e contestar as provas no processo, então a obrigação de se “desincumbir do ônus da prova”, isto é, de convencer sobre sua defesa, será do empregador.

Sei que disse que seriam 5 fatos. Mas aí vai mais um que também achei interessante!

[BÔNUS] Rescisão indireta por falta grave

Imagine só, o empregado trabalha sob acúmulo/desvio de função, às vezes exercendo três funções no mesmo emprego. O empregador não quer demiti-lo, mas o empregado também não pode pedir demissão, uma vez que sairia com uma mão na frente e outra atrás.

O que fazer?

É justamente para esse tipo de situação que existe a rescisão indireta, que permite ao empregado sair do emprego com todos os direitos trabalhistas, quando sofre situação de injustiça.

A rescisão indireta é o fim do contrato de trabalho quando o empregador comete uma falta grave (art. 483/CLT), por exemplo a falta de “Deixar de cumprir as obrigações do contrato de trabalho”.

Nessa situação, a rescisão indireta é muito favorável ao empregado, uma vez que este terá direito a todas as verbas rescisórias, como se tivesse sido despedido sem justa causa, além da indenização das diferenças salariais, multa de 40% do FGTS, que não existiria caso o empregado tivesse se demitido.

Se identificou com o artigo? Acredita que está trabalhando sob acúmulo/desvio de função? É fundamental que consulte um advogado trabalhista antes de tomar qualquer decisão.

Cada caso é um caso e, dependendo das especificações do seu contrato de trabalho, pode ou não haver acúmulo/desvio de função. Busque auxílio jurídico.

Leia também estes artigos relacionados:

Empregado com depressão pode ser demitido?

"Quero que o patrão me demita" - O que você sabe sobre o acordo trabalhista

"Descontaram o atestado médico do meu salário"

Estou empregada e fiquei grávida! Quais meus direitos? E outras perguntas...

"Quero calcular minha rescisão" - 3 dicas para você não perder dinheiro

Fotos: Unsplash.com

Gostou ou tem algo a dizer sobre o assunto?

Deixe sua dúvida ou comentário aqui embaixo, recomende e me siga para mais artigos como este.

Também me siga no instagram.

  • Publicações54
  • Seguidores179
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações3293
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/acumula-funcao-ou-trabalha-no-que-nao-foi-contratado-5-orientacoes-para-o-empregado-clt/920116557

Informações relacionadas

Adriano Alves de Araujo, Advogado
Artigoshá 8 anos

Desvio de função: o que fazer se for seu caso

Felipe Ramos, Advogado
Modeloshá 5 anos

Petição Inicial – Acúmulo de Função – Plus Salarial – Dano Moral

Jean de Magalhães Moreira, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

Desvio e Acúmulo de Função: o que são e o que acarretam

Petição Inicial - TRT01 - Ação Reclamação Trabalhista com Pedido de Acúmulo de Função (Pelo Rito Sumaríssimo) - Atord - contra Alfaseg Vigilancia e Seguranca e Municipio de Rio de Janeiro

Espaço Vital
Notíciashá 14 anos

Supermercado que induzia empregado a comprar seus produtos devolverá valores

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Essa tal de CLT é mesmo um flagrante da intervenção do Estado na livre iniciativa.. As pessoas que realmente querem progredir na vida e na carreira, normalmente têm a iniciativa de fazer e entregar mais do que aquilo que são requeridas, pois aprendem mais e certamente progredirão além da média, onde quer que se encontrem.

A verdadeira Lei do trabalho é uma só - faça mais do que aquilo para o que você é pago e em breve será pago além do que faz. Vivi isso em toda minha carreira e sou grato por ter tido essa atitude herdada de meus antepassados.

Quem quiser informações mais práticas, leia o livro do Bernardinho, o ex-técnico das seleções brasileiras de vôlei masculina e feminina - "Transformando suor em ouro", é simplesmente sensacional. continuar lendo

Concordo com essa filosofia. Fazer além do ordinário é um caminho certo para o sucesso profissional.
Entretanto, para aqueles que seguem tal filosofia existe o Bernardinho e todo o mercado de desenvolvimento pessoal, já para os empregados que são explorados, existe a lei trabalhista que garante a proteção do mais fraco. continuar lendo

O ponto é deverás de grande importância à sociedade, onde vários empregados são submetidos a serviços não compatíveis com a sua função e, continuar lendo

O desvio de função é caso rotineiro em várias empresas públicas ou privadas!
Vários funcionários executam as funções com rendimentos incompatíveis ao serviço exercido, seja pela exploração social e, ou pelo desvio de função inerente ao seu contrato social. continuar lendo

Mateus 5:41 ARA
Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. continuar lendo