Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

[Discussão] - Sucessão - Legitimidade - Inventário e Partilha.

Publicado por Filipe Magalhes
há 2 anos

No que diz respeito ao direito sucessório, a lei fala que o filho poderá herdar por representação, quando seu pai for pré-morto. Vejamos o que diz a doutrina:

Nas palavras de San Tiago Dantas: "Por outro lado, dá-se pelo direito de representação, quando se é convocado a suceder em lugar de outrem, parente mais próximo do falecido, mas anteriormente premorto, ausente ou incapaz de suceder, no instante em que se abre a sucessão, que só não veio a suceder porque morreu antes do de cujus.

Itabaiana de Oliveira, por sua vez, diz o seguinte: Entretanto, se um desses filhos chamados a suceder é igualmente falecido, deixando prole, o lugar dele na sucessão vem a ser tomado pela respectiva estirpe, que passa a substituir o herdeiro premorto (no caso, seu pai). A essa substituição atribui-se o nome de direito de representação.

Entretanto, como se procede no caso em que o pai não é pré-morto, ou seja, como fica o direito do filho em relação aos bens deixados pelos avós quando o pai faleceu depois do avô (de cujus)?

Seria o correto, neste caso, fazer abertura do inventário diretamente, por direito próprio, ou por representação, mesmo o pai não sendo pré-morto? Ou ainda, um inventário conjunto (cumulativo) do pai e do avô?

  • Publicações8
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/discussao-sucessao-legitimidade-inventario-e-partilha/1346556165

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)