Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Condenado motociclista sem capacete que desacatou policiais durante abordagem na rua

Publicado por Wagner Brasil
há 3 anos

Se gostar dessa notícia, siga este canal e minhas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Direito Penal e Direito Eleitoral.

Site: https://www.wagnerbrasil.adv.br/

Facebook: https://www.facebook.com/wagnerbrasil.adv

Instagram: https://www.instagram.com/wagnerbrasil.adv

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wagner-brasil-1459581bb/


A Descriminalizao do Desacato a autoridade Por Flvio Milhomem

Ao serem parados por uma guarnição da Polícia Militar em uma motocicleta, sem a utilização obrigatória de capacete, dois homens começaram a desacatar a dupla de policiais enquanto eram feitos os procedimentos de revista pessoal. O fato ocorreu na cidade de Jaraguá do Sul.

O condutor cumpriu suspensão condicional do processo durante dois anos. Já o carona foi condenado ao cumprimento da pena privativa de liberdade de seis meses de detenção, a ser cumprida inicialmente no regime aberto, por infração ao art. 331 do Código Penal: "Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela." A decisão é do juiz Samuel Andreis, da 2ª Vara Criminal da comarca de Jaraguá do Sul.

A pena privativa de liberdade foi substituída por prestação pecuniária no valor de um salário mínimo vigente, montante que reverterá oportunamente a uma entidade beneficente, conforme previsão do art. 44 do Código Penal. Várias palavras de baixo calão foram proferidas pelos homens enquanto acontecia a abordagem. Após o desacato, ambos (motorista e carona) foram conduzidos à delegacia de polícia para lavratura dos procedimentos cabíveis.

Consta do processo que o réu não apresentou nenhuma versão que pudesse confrontar o relato dos policiais ofendidos, permaneceu em silêncio nas fases policiais e deixou o feito seguir à revelia em juízo. "O intuito era de desprestigiar a função pública exercida pelos policiais, a configurar o desacato", explicou o juiz Samuel Andreis ao proferir a decisão. O réu poderá recorrer em liberdade (Autos n. 0005136-65.2016.8.24.0036).

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada em Direito Penal e Direito Eleitoral
  • Publicações1918
  • Seguidores76
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-motociclista-sem-capacete-que-desacatou-policiais-durante-abordagem-na-rua/1200472824

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)