Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Conduta inadequada: juiz diz para advogado dativo colaborar se quiser "nomeações futuras"

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos


O juiz Luiz Carlos Fortes Bittencourt, do Tribunal do Júri de Ponta Grossa (PR), afirmou a um defensor dativo que, para ser contemplado com nomeações no futuro, ele deveria colaborar com o juízo. A declaração foi dada após o advogado se manifestar contra a realização da oitiva de seu cliente por videoconferência.

“Ressalte-se que cabe ao defensor nomeado, caso pretenda continuar a ser contemplado com futuras nomeações, colaborar com o juízo no sentido de que a sessão seja efetivamente realizada”, escreveu o magistrado ao confirmar a oitiva por videoconferência.

A decisão foi tomada depois que a Polícia Militar alegou não ter condições de fazer a escolta do réu, que está preso na região metropolitana de Curitiba, a cerca de 150 km de distância do local do júri. A PM cancelou a escolta na véspera do início do júri. O magistrado, então, decidiu pela videoconferência, o que foi contestado pela defesa.

O advogado Peterson Salamão insistiu na presença do réu no júri ou no adiamento do julgamento, em cumprimento ao artigo 185, parágrafo 3º do CPP: “Da decisão que determinar a realização de interrogatório por videoconferência, as partes serão intimadas com dez dias de antecedência”.

Os pedidos foram negados pelo juiz Luiz Carlos Fortes Bittencourt, que ainda criticou a postura da defesa. “Lamentável, portanto, a postura do advogado dativo, ao pleitear a redesignação da sessão”, disse.

O magistrado também afirmou que o interrogatório por videoconferência não acarretará qualquer prejuízo à defesa e ao acusado. “Isto porque serão assegurados ao acusado todos os seus direitos, como entrevista prévia com seu defensor, bem como o acompanhamento dos trabalhos a serem realizados”, completou.

Clique aqui para ler a decisão.

0012917-85.2014.8.16.0019

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

(Por Tábata Viapiana / Fonte: Conjur)


👍 Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

Guia Carro Livre de Imposto - Aprenda na Prática como comprar Carro Zero KM com até 30% de Desconto

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações495
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conduta-inadequada-juiz-diz-para-advogado-dativo-colaborar-se-quiser-nomeacoes-futuras/736810320

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meio século depois, o FEBEAPÁ continua a pleno vapor... continuar lendo