Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Despesas pilates e fisioterapia em geral podem ser deduzidas do Imposto de Renda, confirma Receita Federal em Solução Cosit

Publicado por Ponto Jurídico
mês passado

A Receita Federal, provocada por um contribuinte, deixou claro que os gastos com sessões de Pilates podem ser deduzidos do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mas para isso eles devem ser realizados por fisioterapeutas. A orientação foi emitida através da Solução de Consulta Cosit 32/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 27 de março.

De acordo com o documento, as despesas com serviços prestados por fisioterapeutas, incluindo as sessões de Pilates estão entre os gastos dedutíveis da base de cálculo do IRPF, desde que o contribuinte atenda aos requisitos normativos que disciplinam a dedução.

Essa decisão da Receita Federal representa um esclarecimento importante aos cidadãos que se utilizam desse serviço, especialmente diante da postura restritiva da Receita em relação à dedução de gastos médicos.

A partir dessa orientação oficial, pacientes e fisioterapeutas têm uma maior segurança jurídica para deduzir suas despesas médicas, antes sujeitas a interpretações mais restritivas, mas é importante estar atendto que essa possibilidade de dedução se aplica exclusivamente às sessões ministradas por fisioterapeutas, não sendo válidas para serviços de Pilates prestados por educadores físicos.

A relevância dessa decisão se destaca ainda mais no contexto do aumentao da demanda pelo serviço onde muitos pacientes necessitaram de tratamentos prolongados de fisioterapia. Nesse sentido, a inclusão do Pilates como despesa dedutível reflete uma resposta às demandas contemporâneas de saúde pública, reconhecendo a importância desses métodos para a recuperação e manutenção da saúde física do contribuintes.

Em suma, essa decisão da Receita Federal representa um avanço significativo na inclusão de práticas de saúde alternativas no rol de despesas dedutíveis do Imposto de Renda, proporcionando benefícios tanto para os contribuintes quanto para os profissionais da área médica.

  • Publicações1403
  • Seguidores249
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações38
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/despesas-pilates-e-fisioterapia-em-geral-podem-ser-deduzidas-do-imposto-de-renda-confirma-receita-federal-em-solucao-cosit/2335268070

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Cair na malha fina por omissão de terceiro pode gerar indenização por dano moral

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Expulsão de morador em condômino: O que muda com o Novo Código Civil?

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Empregado pode ter descontado valor de banco de horas negativo, decide TST

Karoline Cavalcanti de Paula, Advogado
Notíciasmês passado

Empresa é condenada a pagar 50 mil reais por obrigar gerente a andar sobre brasas por não ter atingido a meta.

Diego Luiz de Freitas, Advogado
Notíciasmês passado

Banco Nu Bank Descumpre Decisão Judicial está por um Fio de Sofrer pena de Crime de Desobediência

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)