Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Cair na malha fina por omissão de terceiro pode gerar indenização por dano moral

Publicado por Ponto Jurídico
mês passado

A decisão foi estabelecida em processo trabalhista, mas a lógica poderá ser aplicada na esfera civil também. A recente decisão da 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) trouxe à tona uma importante discussão sobre a responsabilidade civil das empresas em relação à entrega do Imposto de Renda retido na fonte de seus funcionários.

No caso em questão, uma trabalhadora foi prejudicada ao ter seu nome incluído na "malha fina" devido à omissão da empresa em entregar corretamente sua declaração de IRPF. A decisão unânime do TST considerou que houve uma ofensa à dignidade da trabalhadora, que teve seus direitos de personalidade atingidos ao ser autuada pela Receita Federal e alçada à condição de devedora do Fisco.

Diante disso, a empresa foi condenada a pagar uma indenização de R$ 3 mil à empregada. Essa decisão levanta questionamentos importantes sobre a extensão da responsabilidade civil em casos semelhantes.

Seria justo responsabilizar terceiro, fora da relação trabalhista por danos causados devido à negligência na entrega de documentos fiscais? E em outras relações, essa premissa indenizatória estará também presente?

O entendimento do TST destaca que o empregador tem o dever de cumprir corretamente suas obrigações, e a omissão nesse sentido pode caracterizar um ato ilícito passível de indenização. Porém, é importante considerar que cada caso deve ser analisado individualmente, levando em conta as circunstâncias específicas e o grau de culpa existente.

A decisão também ressalta a importância da proteção dos direitos de personalidade, incluindo a dignidade e a honra, que devem ser preservados mesmo no âmbito das relações de trabalho. No entanto, é necessário ponderar até que ponto a responsabilidade civil da empresa deve se estender, especialmente considerando que falhas administrativas podem ocorrer em qualquer organização, e nem sempre resultam em danos significativos aos trabalhadores.

Em última análise, a decisão do TST abre espaço para uma discussão mais ampla sobre a responsabilidade em relação à proteção dos direitos do cidadão que caiu na malha fina, suscitando discussões de como essa responsabilidade se encaixa no contexto mais amplo do direito civil.

  • Publicações1403
  • Seguidores250
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cair-na-malha-fina-por-omissao-de-terceiro-pode-gerar-indenizacao-por-dano-moral/2335423643

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Despesas pilates e fisioterapia em geral podem ser deduzidas do Imposto de Renda, confirma Receita Federal em Solução Cosit

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Empregado pode ter descontado valor de banco de horas negativo, decide TST

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciasmês passado

Expulsão de morador em condômino: O que muda com o Novo Código Civil?

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciasmês passado

Pessoa com deficiência tem direito à isenção do IPI mesmo se receber outro benefício tributário

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciasmês passado

Trabalhadora que caiu na “malha fina” por culpa da empresa será indenizada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)