Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

FGTS: trabalhador pode aumentar em mais de R$10 Mil para quem pedir a Revisão da Correção Monetária

O STF agendou julgamento sobre a troca do índice de correção monetária do fundo de garantia para o próximo mês de Abril

Publicado por Dica De Ouro
ano passado


STF vai julgar a correo do FGTS em 20 de abril - Jornal Contbil - Contabilidade MEI crdito INSS Receita Federal e Auxlios

(imagem: jornal contábil)

Antes de começar, caso o doutor (a) queira aprofundar no assunto desta Tese, aproveite, e tenha em mãos diversos modelos completos e editáveis para te ajudar em suas ações... APERTE AQUI e se torne um especialista!

Milhares de trabalhadores esperam a decisão da justiça sobre a inconstitucionalidade da TR como índice de correção monetária das contas do FGTS e a provável substituição por uma fórmula de cálculo que acompanhe a inflação da economia de forma que o dinheiro aplicado compulsoriamente, no fundo, não perca o seu valor.

Todas as pessoas que tiveram algum valor no FGTS desde 1999 podem entrar com o pedido, mesmo que já tenham sacado os valores do fundo de garantia, mas é importante que esse procedimento seja feito antes da votação agendada para dia 20 de abril.

Entenda mais sobre a Revisão do FGTS

O tema entrou em discussão popular há bastante tempo e, em 2014, foi ajuizada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) no Supremo Tribunal Federal (STF) tratando da correção dos depósitos nas contas vinculadas do FGTS e impondo a substituição do indexador TR. São diversos os questionamentos para entender se vale a pena entrar na justiça para solicitar a revisão.

Como o indexador atual afeta o trabalhador? O que poderá mudar? Há chances reais de êxito? Confira a seguir se vale a pena ir em busca desse direito.

Como o indexador atual afeta o trabalhador?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores de carteira assinada, e também um dos recursos mais utilizados em caso de emergências de saúde, desemprego ou para a conquista do sonho da casa própria. Com base na lei 8.036/90, todo mês, o patrão tem obrigação de depositar o equivalente a 8% do salário de cada trabalhador em uma conta bancária individual na Caixa Econômica Federal.

O valor a receber das correções do passado vária bastante conforme o tempo de trabalho e o salário, mas gira, em média, por volta de R$10 mil por pessoa.

Têm-se, baseado na lei, que os valores depositados na conta vinculada dos trabalhadores serão corrigidos monetariamente com base em parâmetros fixados e capitalização com juros de 3% ao ano. Além disso, determina que o índice que deve ser adotado para a correção dos depósitos vinculados ao FGTS é a Taxa Referencial (TR), que, historicamente, sempre ficou abaixo de outras taxas e indicadores.

Neste contexto, desde 1999, a TR não reflete mais a correção monetária, tendo se distanciado completamente dos índices oficiais de inflação, causando prejuízos sem precedentes aos contribuintes. A título de exemplo, desde o ano de 2017 que a TR se encontra praticamente zerada e, consequentemente, o FGTS rende anualmente apenas os já citados 3%.

O que pode mudar com a revisão do FGTS?

O direito de revisão está baseado na manutenção do poder de compra, ou seja, do patrimônio do cidadão e, portanto, qualquer período em que estes valores ficaram depositados com rendimentos inferiores à inflação deve ser recalculado com um índice que corrige essa distorção.

O país, assim como o mundo todo, tem observado um período de inflação em alta após a pandemia, o que amplifica os efeitos da desvalorização do FGTS. O IPCA é um dos índices cogitados para a alteração do indexador.

Logo, entrar com um pedido de revisão do FGTS significa ter a oportunidade de receber a correção de todos os valores do FGTS depositados desde 1999.

Vale a pena entrar com o pedido de revisão?

É importante realizar o cálculo para ter noção dos valores a receber, mas, considerando que as revisões possuem valor médio de 10 mil reais, o processo de ingresso na ação é simplificado por serem em Juizados Especiais Federais, e que as chances de êxito são favoráveis, costuma valer a pena para boa parte dos mais de 70 milhões de brasileiros que têm direito.

Agora, se você é advogado ou contador e deseja trabalhar e expandir seu número de clientes através da tese da Correção do FGTS, adquira hoje CLICANDO AQUI ou no link abaixo o material completo e editável, tornando-se um especialista da Correção do FGTS de trabalhadores.

📍Nova Correção do FGTS - Material p/ Advogados e Contadores

📍Revisão da Vida Toda PBC

📍 Conheça a tese da Cobrança do Saldo Pasep dos Servidores Públicos

📍 Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do Pis /COFINS

📍 Restituição de ICMS na Fatura de Energia Elétrica - Material p/ Advogados e Consumidores

Fonte: Jornal Contábil


  • Sobre o autorA força do direito deve superar o direito da força. (Rui Barbosa)
  • Publicações160
  • Seguidores737
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações65
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fgts-trabalhador-pode-aumentar-em-mais-de-r-10-mil-para-quem-pedir-a-revisao-da-correcao-monetaria/1765881765

Informações relacionadas

Advocacia Digital, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Acolhimento da Presente Manifestação

Priscila Calisto, Advogado
Notíciasano passado

Revisão do FGTS.

STF deve julgar no dia 13 de maio correção monetária do FGTS

Garcia e Garcia Advogados Associados, Advogado
Notíciasano passado

STF julgará a correção do FGTS em 20/04/2023

Correção FGTS, Estudante
Notíciasano passado

Supremo pode julgar hoje (quinta-feira - 20/04/23)a Correção do FGTS pela inflação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)