Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Juíza de Brasília suspende licitação do STF para compra de vinhos e lagosta

Publicado por DR. ADEvogado
há 5 anos


Solange Salgado, juíza da 1ª Vara Federal em Brasília, decidiu, nesta segunda-feira (6), pela suspensão da licitação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a compra de bebidas, entre elas vinhos, e refeições, incluindo lagosta. O STF já disse que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer.

A licitação prevê aquisição pelo “menor preço” de empresa especializada para fornecimento de refeições, no valor total de R$ 1,13 milhão. Entre os itens, uísque 18 anos, vinhos premiados, além de refeições como lagosta e carré de cordeiro.

O edital também prevê champagne Brut com ao menos quatro premiações internacionais, cachaças envelhecidas em barris de madeira nobre, além de gim, vodca, conhaque envelhecido por no mínimo dois anos.

Tudo isso para acompanhar camarão à baiana, medalhões de lagosta com molho de manteiga queimada, bacalhau à Gomes de Sá, frigideira de siri, arroz de pato, pato assado, tournedos de filé e pernil de cordeiro assado.

“A par de o objeto licitado no Pregão Eletrônico em comento não se inserir como necessário para a manutenção do bom e relevante funcionamento do Supremo Tribunal Federal, os itens exigidos destoam sobremaneira da realidade socioeconômico brasileira, configurando um desprestígio ao cidadão brasileiro que arduamente recolhe seus impostos para manter a máquina pública funcionando a seu benefício”, afirmou a juíza.

Moralidade administrativa

Para ela, a ação “narra e comprova a prática de ato com potencial lesivo à moralidade administrativa”. A compra de comidas e bebidas de “elevado padrão gastronômico, com alto custo de dinheiro público” poderá ser prejudicial ao patrimônio público e, especialmente, “à moralidade administrativa”.

A juíza diz que essa compra não deve ser realizada por dois motivos: o alto valor previsto para a contratação e “a qualidade dos produtos exigidos para a prestação de refeições institucionais, que destoam substancialmente das típicas refeições consumidas pela grande maioria dos contribuintes brasileiros, os pagadores de impostos”.

Solange Salgado também ressalta que a licitação não leva em conta o “período de gravosas dificuldades econômicas e muitas deficiências orçamentárias, o que atinge a todos”.

(Fonte: Revista Fórum)


👍 Conheça também o nosso INSTAGRAM e tenha acesso ao nosso conteúdo de Humor Jurídico!

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

Manual Prático Processo Civil 2019 - vem, de forma inovadora, objetiva e prática trazer aos advogados o auxílio necessário para os atuantes na esfera cível

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3300
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-de-brasilia-suspende-licitacao-do-stf-para-compra-de-vinhos-e-lagosta/705029532

Informações relacionadas

Carlos Eduardo de Moura Reis, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Contratos de compra e venda: tipos e características

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Brasil sucumbe ao STF, que tomou posse do reino, enquanto ninguém faz absolutamente nada! Nosso "cavaleiro mascarado e de espada em punho", é uma mulher. Uma juíza de coragem. E o resto? Se submete?
Parece que "vergonha na cara" é nome de pássaro em extinção... continuar lendo

Grande sentença, parabéns a juíza pela coragem. São pessoas assim que precisamos para arrumar esse país. continuar lendo

Não sei oque seria mais vergonhoso, essa licitação ou a Advocacia-Geral da União (AGU) recorrer.
Será que se um prefeito comprasse as mesmas coisa eles iram passar a mão na cabeça?
Aonde está o Ministério Público? continuar lendo

Questão de tempo para derrubarem esta decisão.
Onde já se viu beber vinhos que não tenham sido premiados ao menos por quatro vezes?
E a cachaça não pode ser qualquer uma! Há de ser envelhecida em tonel de carvalho.
Para que serve os impostos, senão para isso? continuar lendo

É de se estranhar que no STF gostem de LAGOSTA.

Pensei que lá só gostassem de LULA. continuar lendo