Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Justiça trabalhista isenta empresa de culpa em acidente de bicicleta de empregada

Publicado por Ponto Jurídico
há 22 dias

A 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região decidiu que uma atendente de lanchonete que se acidentou enquanto se deslocava para o trabalho em bicicleta, não tem direito a indenização por danos materiais, morais ou estéticos. O colegiado concluiu que não houve responsabilidade civil do empregador no acidente, uma vez que a trabalhadora optou por utilizar a bicicleta, apesar de ter à disposição vale-transporte para o transporte público.

O caso começou quando a trabalhadora, que tinha recebido a orientação de iniciar o trabalho uma hora mais cedo do que o usual, decidiu ir de bicicleta e foi atropelada no trajeto. A trabalhadora alegou que, devido ao acidente, ficou afastada por seis meses com recebimento de auxílio-acidentário. Ela também alegou um segundo acidente na cozinha da empresa, que teria agravado suas lesões e demandado tratamentos adicionais.

No entanto, o empregador apresentou provas de que não tinha exigido que a trabalhadora chegasse mais cedo no dia do acidente e que ela estava de folga no dia do segundo acidente alegado, demonstrando que a trabalhadora recebia regularmente o vale-transporte, sendo a decisão de usar a bicicleta pessoal.

A juíza relatora, Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro, apontou que a trabalhadora modificou seu meio de transporte habitual por escolha própria, o que excluiu a responsabilidade civil da empregadora pelo acidente. No caso, foi considerado que o uso da bicicleta expõe o ciclista a uma maior vulnerabilidade, e que o acidente poderia ter sido evitado se a trabalhadora tivesse utilizado o transporte público.

Assim a Turma julgou improcedente o pedido de indenização, reforçando que acidentes de trajeto são equiparados a acidentes de trabalho para fins previdenciários e de estabilidade provisória, mas isso não se confunde com a responsabilidade civil do empregador, que exige prova de culpa.

  • Publicações1403
  • Seguidores251
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações85
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-trabalhista-isenta-empresa-de-culpa-em-acidente-de-bicicleta-de-empregada/2427506896

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Redução de mamas: plano de saúde é obrigado a custear cirurgia

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 19 dias

Empregada condenada a pagar R$ 259 mil para empresa

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Impeachment de Moraes: depoimento de Elon Musk será usado no pedido

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Overbooking: falta de provas livra TAM de pagar indenização

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Empresas devem pagar contribuições sobre salários de menores aprendizes

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)