Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Multirreincidência/Reincidência Específica (Art. 61, I do CP) x Atenuante da Confissão (Art. 65 do CP) x Princípio da Individualização da Pena.

Não é só para isso que servem os Princípios Gerais de Direito (Art. 4º da LINDB - Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.)

há 14 dias

Resumo da notícia

Mais uma prova de que Princípios Gerais de Direito, na omissão da lei, devem ser suscitados para - não por alvedrio -, mas para trazer à baila que o Congresso Nacional - CN, constituído de representantes do povo e escorçado no clamor público, por muitas vezes não raciocina como deveria ao cominar penas. Por isso, o órgão julgador que estuda e tem mérito para isso, idem ao Parquet e, doutro lado os patronos da causa devem suscitar esse instituto para colmatar/integrar por vezes direitos tácitos, porém existentes.

Mas, para isso que servem, a saber:

Na segunda fase da dosimetria geralmente o Ministério Público - MP, ou o Assistente de Acusação, quer por tudo impedir que o acusado não faça jus a atenuante específica do art. 65, III, alínea 'd' do CP, vale dizer: da confissão.

Só que no auge do avanço da Razoabilidade - Evolução Racional Humana - que se espera dos seres racionais o Superior Tribunal de Justiça - STJ entabulou no seu julgado em caso concreto e trouxe a lume o Princípio da Individualização da Pena. Ou seja, que o Réu ora confesso possa usufruir dessa minorante para diminuir o tempo que vai pagar de pena.

Sábias palavras transcrevo no excerto agora reproduzido:

"É possível, na segunda fase da dosimetria da pena, a compensação integral da atenuante da confissão espontânea com a agravante da reincidência, seja ela específica ou não. Todavia, nos casos de multirreincidência, deve ser reconhecida a preponderância da agravante prevista no art. 61, I, do Código Penal, sendo admissível a sua compensação proporcional com a atenuante da confissão espontânea, em estrito atendimento aos princípios da individualização da pena e da proporcionalidade", nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. REsp 1931145 / SP, 2021/0096129-9. Tema Repetitivo 585. Data do julgamento. 22/06/2022. Data da Publicação/Fonte. DJe 24/06/2022.

Colmatar é Integrar, que é preencher lacunas legais. Utilizando-se de Princípios Gerais de Direito, analogia, costumes. Nunca, mas nunca mesmo de doutrina. (Art. , Dec.-Lei 4.657/42)

Use e abuse desse instituto, pois serve até para Revisão Criminal (Art. 621 da L. 3.689/41), pois a revisão dos processos findos será admitida: I - quando a sentença condenatória for contrária ao texto expresso da lei penal ou à evidência dos autos; em que o judiciário se lastreou em cognitivo divergente (Art. 621 da L. 3.689/41).

Dr. Marcelo Rodrigues da Costa

OAB/DF 77028

  • Sobre o autorEspecialista em: Direito Penal; Civil; Trabalhista e Previdenciário. Cristão!
  • Publicações11
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multirreincidencia-reincidencia-especifica-art-61-i-do-cp-x-atenuante-da-confissao-art-65-do-cp-x-principio-da-individualizacao-da-pena/2434395821

Informações relacionadas

Marcelo Rodrigues da Costa, Advogado
Artigoshá 2 meses

Nexo Concausal no Acidente Laboral e a dinâmica de sua negativa no todo ou em parte em âmbito judicial

STJ decidiu que o prazo prescricional da indenização por abuso sexual na infância não começa automaticamente na maioridade civil

Thaisa Pellegrino, Advogado
Notíciashá 14 dias

Caso de adolescente que morreu após agressão em escola levanta debate sobre a responsabilidade pelo bullying

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 13 dias

Empregada condenada a pagar R$ 259 mil para empresa

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 13 dias

Empresa falha em prestar assistência à funcionária e é condenada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)