Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Nova Lei: Violência doméstica pode impedir a concessão da guarda compartilhada.

Lei nº 14.713/2023

Em 30 de outubro de 2023, a Lei nº 14.713/2023 foi sancionada pelo Presidente da República, introduzindo modificações no Código Civil e no Código de Processo Civil, estabelecendo que o risco de violência doméstica ou familiar pode impedir o exercício da guarda compartilhada. Além disso, a lei impõe ao juiz a obrigação de questionar previamente o Ministério Público e as partes sobre casos de violência doméstica ou familiar envolvendo o casal ou os filhos.

Eis as mudanças trazidas pela referida lei:

Art. 1º O § 2º do art. 1.584 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 ( Código Civil), passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1.584.

[...]

§ 2º Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda da criança ou do adolescente ou quando houver elementos que evidenciem a probabilidade de risco de violência doméstica ou familiar.

[...]

Art. 2º A Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 ( Código de Processo Civil), passa a vigorar acrescida do seguinte art. 699-A:

“Art. 699-A. Nas ações de guarda, antes de iniciada a audiência de mediação e conciliação de que trata o art. 695 deste Código, o juiz indagará às partes e ao Ministério Público se há risco de violência doméstica ou familiar, fixando o prazo de 5 (cinco) dias para a apresentação de prova ou de indícios pertinentes.”

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Base Legal: Lei nº 14.713/2023; https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14713.htm

Meu site para mais textos e contato:

https://www.guilhermeperlin.adv.br/

  • Sobre o autorAdvogado Criminal
  • Publicações146
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações111
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-lei-violencia-domestica-pode-impedir-a-concessao-da-guarda-compartilhada/2034971709

Informações relacionadas

Henrique Klein, Escrevente
Notíciashá 6 meses

Fornecedora devolverá valor pago por cliente que teve casamento cancelado na pandemia.

STJ: Mulher vítima de violência doméstica não precisa pagar aluguel ao agressor afastado do lar, ainda que pertencente a ambos

STJ: A incidência de insignificância não é garantida pela restituição do bem.

PARIZOTTO ADVOGADOS, Advogado
Notíciashá 6 meses

Rede Varejista Condenada a Pagar Indenização Após Continuar Cobranças Após Cancelamento de Compra

Olimpio Neto ADV, Advogado
Notíciashá 6 meses

Mantida justa causa de porteira de condomínio que se recusou a tomar vacina contra covid-19

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)