Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

OAB pede revogação de provimento que uniformiza procedimentos de levantamento de depósitos judiciais

Publicado por Correção FGTS
há 6 anos

Resultado de imagem para depsitos judiciais

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) requereu à Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) a reconsideração do Provimento número 68, de 3 de maio de 2018, que dispõe sobre a uniformização dos procedimentos referentes ao levantamento de depósitos judiciais e ao bloqueio de valores.

O provimento estabelece que decisões, monocráticas e colegiadas, que deferem pedido de levantamento de depósito condicionam-se necessariamente à intimação da parte contrária para apresentar impugnação ou recurso, caso queiram. O levantamento somente poderá ser efetivado dois dias úteis após o esgotamento do prazo para recurso.

No pedido, a OAB solicita a revogação do dispositivo, ante à violação aos ditames constitucionais e legais.

“Ao demandar a intimação da parte adversa, ao condicionar a atuação judicial ao prazo recursal, bem como ao estabelecer prazo específico para o levantamento do alvará, o Provimento termina por criar mecanismos propriamente processuais, não escudados em lei. À luz dessas considerações, tem-se que o aludido ato normativo está em contrariedade com o princípio da reserva legal”, diz o documento protocolado pela Ordem.

A OAB argumenta ainda que o provimento “extrapola as funções da Corregedoria Nacional ao invadir atividade propriamente jurisdicional, fora de sua competência constitucional”. “Eis que a decisão que determina o levantamento do depósito é ato propriamente jurisdicional, portanto alheio à regulação do CNJ, uma vez que não se confunde com o mero processamento do pagamento, fase posterior, esta sim, de caráter administrativo”, afirma a peça.

Ainda, no requerimento administrativo, o Conselho Federal solicita o reconhecimento da inaplicabilidade do provimento aos honorários advocatícios e adequação aos artigos 22ª, § 4º, e 23º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Leia Também:

    • Publicações703
    • Seguidores731
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3518
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pede-revogacao-de-provimento-que-uniformiza-procedimentos-de-levantamento-de-depositos-judiciais/616628470

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Esses provimentos sem noção atrapalham a entrega da pretensão do direito do jurisdicionado, o dinheiro é da parte que passa pelo rito processual, CNJ não é dono do dinheiro da parte, absurdo! Se houve decisão não há necessidade de contraditorio, estão querendo ficar com o dinheiro alheio, então depois que a parte ganha em todas as instâncias ainda tem que se sujeitar a parte adversa, isso não é justiça! Isso é verba sendo mais uma vez contestada! O que perdeu vomitando regra para o ganhador. CNJ podia trabalhar mais para agilizar os julgamentos, falta do que fazer da nisso, oficina do diabo! continuar lendo

    Ola Jurisbrasilis....
    So tenho a dizer: Ate que enfim.....
    Vamos que vamos!!!! continuar lendo