Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Promotor ofende advogado

Publicado por Ponto Jurídico
há 22 dias

O incidente ocorreu durante um julgamento no qual o promotor de justiça Thiago Trevizoli Justo, em um momento de visível descontrole emocional, direcionou ataques verbais ao advogado Renan Pacheco Canto, referindo-se a ele de forma depreciativa como "estagiário" e "safado", estendendo suas ofensas aos demais advogados da defesa, acusando-os de receberem honorários "do crime" e "do tráfico".

Estas declarações foram vistas como ataques diretos não só aos advogados presentes, mas também à advocacia criminal de forma geral, sendo que a falta de decoro do promotor foi considerada fora dos padrões de comportamento esperados em um julgamento, desbordando e muito dos debates acalorados que são comuns em julgamentos populares.

A gravidade dos comentários e o modo como foram entregues resultaram na dissolução da sessão pelo Magistrado Presidente do Tribunal do Júri, uma ação tomada devido ao rompimento das normas de decoro e respeito mútuo que devem prevalecer em um ambiente judicial.

A repercussão do incidente foi rápida, com vídeos do ocorrido sendo amplamente divulgados nas redes sociais. Esta exposição pública ampliou o alcance da indignação.

A OAB, seção de Cascavel, emitiu uma nota de repúdio, descrevendo o incidente como "gravíssimo" e uma violação das prerrogativas dos advogados em exercício.

A Apacrimi - Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas também se manifestou, afirmando que o comportamento do promotor ultrapassa os limites dos debates acalorados típicos de julgamentos populares, configurando ataques e ofensas não apenas aos advogados presentes, mas a toda a advocacia criminal, e que tal comportamento deve ser firmemente rejeitado.

Veja a íntegra da nota da OAB Cascavel:

Na tarde de hoje (24), tomamos conhecimento do vídeo, já referido na noite de ontem pelo Advogado Cláudio Dalledone Júnior (OAB/PR nº 27.347) e Adriano Bretas (OAB/PR nº 38.524), e circulando publicamente nas mídias sociais destes, de ocorrência na sessão do tribunal do júri de 23 de abril de 2024, na cidade e comarca de Cascavel/PR, em que o Promotor de Justiça Thiago Trevizoli Justo, em total destempero, ataca covardemente Advogado integrante da banca de defesa, Dr. Renan Pacheco Canto, OAB/PR nº 85.588, chamando-o de estagiário e safado, atacando, igualmente, aos demais Advogados da banca de defesa, e a toda a Advocacia, afirmando que os honorários advocatícios são recebidos "do crime" e "do tráfico", falas que ofendem diretamente todo Advogado e Advogada atuante na área criminal, demonstrando total descontrole emocional, o que levou o Magistrado Presidente do Tribunal do Júri a dissolver a sessão.
O ocorrido é gravíssimo e atinge a todos os profissionais da área, motivo pelo qual a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel/PR, REPUDIA veementemente todo e qualquer ataque covarde ao exercício da Advocacia. O ato como o concretizado no vídeo, e gravado na sessão do tribunal do júri de 23 de abril de 2024, encartado nos autos pertinentes, viola as prerrogativas dos Advogados e Advogadas quando no pleno exercício do seu mister.
Com a lucidez e a ponderação que se exige, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel, juntamente com a Seccional Paraná, tomarão as medidas pertinentes, de modo a garantir o respeito à prerrogativa profissional garantida legalmente, porquanto a Advocacia é indispensável à administração da Justiça (art. 133 da Constituição da Republica Federativa do Brasil), inexistindo "hierarquia, nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos" (art. , caput, da Lei nº 8.906/1994 i grifamos).
Alex Gallio - Presidente OAB/Cascavel e Alessandro Rosseto - Presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas Profissionais - OAB Subseção Cascavel

  • Publicações1403
  • Seguidores251
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotor-ofende-advogado/2424823091

Informações relacionadas

Caio Ramos, Advogado
Notíciashá 22 dias

Justiça de São Paulo determina tutoria compartilhada de animal de estimação em ação de divórcio

Rafael Lemos, Advogado
Notíciashá 22 dias

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia à mãe idosa

Prof. João Marcelo
Artigoshá 2 anos

Contratos com cessão de mão de obra exclusiva e a Nova Lei de Licitações: Há algo de novo?

Alyson Simas, Advogado
Notíciashá 26 dias

Justiça do Trabalho Determina Penhora de 30% dos Aluguéis de Loja de Devedor Aposentado para Saldar Dívida Trabalhista

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 22 dias

Auxiliar de produção que teve mão esmagada em acidente de trabalho deve ser indenizada.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)