Artigo 297 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro:
Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa.
§ 1º - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte.
§ 2º - Para os efeitos penais, equiparam-se a documento público o emanado de entidade paraestatal, o título ao portador ou transmissível por endosso, as ações de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular.
§ 3o Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
I – na folha de pagamento ou em documento de informações que seja destinado a fazer prova perante a previdência social, pessoa que não possua a qualidade de segurado obrigatório;(Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
II – na Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdência social, declaração falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
III – em documento contábil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigações da empresa perante a previdência social, declaração falsa ou diversa da que deveria ter constado. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
§ 4o Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no § 3o, nome do segurado e seus dados pessoais, a remuneração, a vigência do contrato de trabalho ou de prestação de serviços.(Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
Falsificação de documento particular (Redação dada pela Lei nº 12.737, de 2012) Vigência

Análise da falsidade do título e inexistência da obrigação no requerimento de falência por inadimplemento injustificado.

SUMÁRIO 1. RESUMO 4 2. ABSTRACT 5 3. INTRODUÇÃO 6 4. EXISTÊNCIA DA OBRIGAÇÃO QUE POSSA ENSEJAR O INÍCIO DO PROCESSO FALIMENTAR. 6 5. A FALSIDADE DO TÍTULO EXECUTIVO COMO DEFESA NO PROCESSO…
0
0

Desvendando as Complexidades Jurídicas dos Golpes em Renegociação de Dívidas

1. Introdução Expansiva No atual cenário econômico brasileiro, um fenômeno preocupante tem se destacado: o surgimento de golpes envolvendo a promessa de redução de juros de empréstimos e a devolução…
1
0
há 7 meses

Exigência da confissão para propositura de não persecução penal.

FACULDADE DE DIREITO DA ALTA PAULISTA MATHEUS CAMPOS DE SOUZA A EXIGÊNCIA DA CONFISSÃO PARA A PROPOSITURA DO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL É CONTRÁRIO AO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA…
1
0
Açussena Paiva, Bacharel em Direito
há 10 meses

TCC - Análise Jurídica aos meios de comprovação para aposentadoria especial

FACULDADE NOVA ROMA Curso de Bacharelado em Direito AÇUSSENA DE OLIVEIRA CORDEIRO PAIVA ANÁLISE JURÍDICA NOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO PARA APOSENTADORIA ESPECIAL E EXPOSIÇÃO AO AGENTE NOCIVO RUÍDO RECIFE…
2
0
Segundo Suassuna, Advogado
há 11 meses

As provas em espécie no Direito Processual Civil:

AS PROVAS EM ESPÉCIE NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL: aplicação, particularidades e exceções. FRANCISCO SOLANO DE FREITAS SUASSUNA SEGUNDO JAIRO JOSÉ FRUTUOSO JÚNIOR LETÍCIA LOPES BORJA MATHEUS…
2
1

Falsificação de carteira de vacinação e inserção de dados falsos em sistema de informação

FALSIFICAÇÃO DE CARTEIRA DE VACINAÇÃO E INSERÇÃO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Rogério Tadeu Romano O Projeto de Lei 114/22 tipifica como crime de falsificação de documento público a…
2
0

Falsificação de documento público é crime?

Os crimes de falsificação de documento público referem - se aos crimes contra a fé pública. Crimes Contra a Fé Pública são aqueles que possuem como sujeito passivo (ou vítima), o coletivo, pois não…
3
0

Bom senso a tudo se recomenda.

No último dia 17 de março de 2023, foi publicado no G1 (Portal de noticias da Globo) que um advogado do Espirito Santo foi indiciado por falsificação de documentos, pois, supostamente, nunca terminou…
2
1
Stivel Carvalho, Advogado
ano passado

Breve síntese sobre o crime de falsificação de documento público.

O crime de falsificação de documento público é definido pelo artigo 297 do Código Penal brasileiro. Ele ocorre quando alguém falsifica total ou parcialmente um documento público, ou ainda altera um…
1
0

A atividade jurídica desenvolvida pelo Delegado de Polícia e a hipótese anômala de arquivamento do Inquérito Policial

INTRODUÇÃO A persecução penal, no Brasil, é marcada pelo presidencialismo na condução do procedimento, seja durante a investigação (Delegado de Polícia ou Ministério Público), seja durante o processo…
0
0