Artigo 171 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis. (Vide Lei nº 7.209, de 1984)
§ 1º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor o prejuízo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155,
§ 2º.
§ 2º - Nas mesmas penas incorre quem:
Disposição de coisa alheia como própria
I - vende, permuta, dá em pagamento, em locação ou em garantia coisa alheia como própria;
Alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria
II - vende, permuta, dá em pagamento ou em garantia coisa própria inalienável, gravada de ônus ou litigiosa, ou imóvel que prometeu vender a terceiro, mediante pagamento em prestações, silenciando sobre qualquer dessas circunstâncias;
Defraudação de penhor
III - defrauda, mediante alienação não consentida pelo credor ou por outro modo, a garantia pignoratícia, quando tem a posse do objeto empenhado;
Fraude na entrega de coisa
IV - defrauda substância, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a alguém;
Fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro
V - destrói, total ou parcialmente, ou oculta coisa própria, ou lesa o próprio corpo ou a saúde, ou agrava as conseqüências da lesão ou doença, com o intuito de haver indenização ou valor de seguro;
Fraude no pagamento por meio de cheque
VI - emite cheque, sem suficiente provisão de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento.
Fraude eletrônica
§ 2º-A. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se a fraude é cometida com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo. (Incluído pela Lei nº 14.155, de 2021)
§ 2º-B. A pena prevista no § 2º-A deste artigo, considerada a relevância do resultado gravoso, aumenta-se de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços), se o crime é praticado mediante a utilização de servidor mantido fora do território nacional. (Incluído pela Lei nº 14.155, de 2021)
§ 3º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é cometido em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência.
Estelionato contra idoso ou vulnerável (Redação dada pela Lei nº 14.155, de 2021)
§ 4º A pena aumenta-se de 1/3 (um terço) ao dobro, se o crime é cometido contra idoso ou vulnerável, considerada a relevância do resultado gravoso. (Redação dada pela Lei nº 14.155, de 2021)
§ 5º Somente se procede mediante representação, salvo se a vítima for: (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
I - a Administração Pública, direta ou indireta; (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
II - criança ou adolescente; (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
III - pessoa com deficiência mental; ou (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
IV - maior de 70 (setenta) anos de idade ou incapaz. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
Art. 171-A. Organizar, gerir, ofertar ou distribuir carteiras ou intermediar operações que envolvam ativos virtuais, valores mobiliários ou quaisquer ativos financeiros com o fim de obter vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento. (Incluído pela Lei nº 14.478, de 2022) Vigência Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 14.478, de 2022) Vigência Duplicata simulada
Thais Monteiro, Advogado
há 5 dias

Calamidade pública e o golpe

O que aconteceu? Enquanto o país está de olho na calamidade que assolou Rio Grande do Sul, criminosos estão se aproveitando do momento para aplicarem golpes. As intensas precipitações que assolaram o…
1
0
Caio Ramos, Advogado
há 6 dias

Vítima de estelionato sentimental deve ser indenizada, decide TJMG

Em Minas Gerais, uma decisão da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG determinou que uma mulher vítima de prejuízo financeiro causado pelo ex-companheiro deverá ser…
1
0
Renato Assis, Advogado
há 19 dias

Publicidade Médica: entre a Ética e o Crime

“Direito e Saúde” A Resolução CFM 2.336/2023 , que atualizou as regras para a Publicidade Médica, só entrou em vigor há pouco mais de 30 dias, mas a mudança de postura dos médicos foi notada desde a…
2
0
Renato Assis, Advogado
há 19 dias

A Silenciosa Epidemia da Invasão da Medicina

“Direito e Saúde” Na semana passada, foi presa pela segunda vez a biomédica responsável pela cirurgia que deu causa à morte de uma paciente, em maio do ano passado. O óbito ocorreu após complicações…
2
0
Renato Assis, Advogado
há 19 dias

Resolução CFM 2.336/2023: a nova Publicidade Médica

A nova Resolução respeita o passado da medicina e dá boas-vindas ao seu futuro. O CFM anunciou esta manhã (12/9) o conteúdo da Resolução CFM 2.336/2023, que será publicada amanhã (13/9) no diário…
2
0

A lei geral de proteção de dados como instrumento jurídico no combate ao estelionato virtual

A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS COMO INSTRUMENTO JURÍDICO NO COMBATE AO ESTELIONATO VIRTUAL Giovanna Coelho de Carvalho 2022 CURSO DE DIREITO A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS COMO INSTRUMENTO…
1
0
Jonathan Santos
há 19 dias

O Crime de Estelionato Sentimental: Quando o Amor se Torna Uma Fraude - Advogado Jonathan Pontes

www.seucriminalista.com www.advogadocriminalista.pro ATENDIMENTO WHATSAPP (13) 99641-4563 O estelionato sentimental é uma forma de crime que se baseia na manipulação emocional e na exploração dos…
1
0

Estelionato Sentimental: a prática de golpes camuflados em relações amorosas

01. Introdução O estelionato é definido no Código Penal brasileiro como a obtenção de vantagem ilícita em prejuízo alheio por meio de engano, razão pela qual constitui um tipo de crime que pode se…
21
7

Os 8 Golpes Financeiros Mais Perigosos na Atualidade e Como se Proteger

Com o crescente uso de smartphones para transações bancárias, a incidência de golpes financeiros atinge níveis preocupantes. Estamos diante de uma realidade em que a obtenção ilegal de dinheiro se…
1
0
há 25 dias

A representação do ofendido no crime de estelionato

Sauvei Lai [1] Victoria Felgueiras Taulois Fernandes [2] Victor Ferreira Dias Duarte da Costa [3] [1] Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (desde 1999). Mestre em…
1
0