Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Rachel Sheherazade vence processo contra SBT

Pejotização e Discriminação contra as mulheres no trabalho.

há 2 anos

O que é Pejotização?

É uma fraude onde a empresa contrata a trabalhadora por meio de um CNPJ, como se estivesse contratando uma outra empresa e não a própria trabalhadora.

As empresas fazem esse tipo de contratação para reduzir custos, porém, prejudicando a trabalhadora que não tem seus direitos trabalhistas cumpridos (FGTS, 13º e férias, por exemplo).

No caso de Rachel, ela trabalhou de 2011 até 2020 por meio de uma empresa em seu próprio nome. Porém, na prática, era uma empregada, pois trabalhava pessoalmente, tinha que comunicar previamente quando precisava faltar, não podia enviar substitutos, recebia remuneração pelo seu trabalho e recebeu medidas disciplinares (ex: a absurda advertência pública).

Muitas empresas obrigam os candidatos ao trabalho a abrir uma empresa, apenas para fazer um contrato. Pois, o trabalhador fica prejudicada no recebimento dos seus direitos trabalhistas durante o contrato.

Para obter seus reais direitos, a trabalhadora precisará acionar a Justiça para ter a Carteira de Trabalho assinada, o 13º salário, FGTS, férias.

Discriminação de gênero aconteceu durante a premiação Troféu Imprensa, Silvio Santos a humilhou publicamente, dizendo-lhe “Você começou a fazer comentários políticos no SBT e eu pedi para você não fazer mais, né, porque não pode fazer porque você foi contratada para ler notícias e não foi contratada para dar a sua opinião, se você quiser fazer política compra uma estação de televisão e vai fazer por sua conta, não é;... chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias no e não foi para você dar a sua opinião”.

O juiz Ronaldo Luis de Oliveira reconheceu a prática de dano moral contra a jornalista. “O referido apresentador, de forma muito deselegante e abusiva, em comportamento claramente misógino, utilizou o seu poder patronal e de figura notória no meio artístico e empresarial para repreendê-la, em público, não somente como profissional, mas, sobretudo – como se pode concluir –, por questão de gênero, rebaixando-a pelo fato de ser mulher, a qual, segundo expressou, deveria servir como simples objeto falante de decoração”, observou o magistrado.

Quando a mulher é tratada como um objeto, como se observou no presente processo, o Poder Judiciário deve atuar, de maneira contundente, a se evitar que o mesmo padrão seja repetido, até porque a violência não é praticada apenas em relação à reclamante, mas em relação a toda e qualquer profissional do sexo feminino”

  • Sobre o autorEspecialista do Direito trabalhista
  • Publicações30
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/rachel-sheherazade-vence-processo-contra-sbt/1357256192

Informações relacionadas

Gabriel Pacheco, Advogado
Artigoshá 4 meses

Alexandre de Moraes ANULA processo de Rachel Sheherazade e livra SBT de multa milionária.

Manifestação - TRT02 - Ação Reconhecimento de Relação de Emprego - Rot - contra Tvsbt Canal 4 de Sao Paulo

Gabriel Pacheco, Advogado
Artigoshá 3 anos

Raquel Sheherazade e o processo Trabalhista Milionário - Pejotização.

Karine Odorizzi Vieira, Advogado
Artigoshá 6 anos

A inaplicabilidade do parcelamento em sede de cumprimento de sentença

Moema Fiuza, Advogado
Notíciashá 10 anos

MP inicia ação civil pública contra Rachel Sheherazade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)